Representantes japoneses estiveram em Londres na semana passada para celebrar o relançamento da carne bovina oficial japonesa, Wagyu, no mercado europeu.
A União Europeia (UE) impôs uma barreira à carne bovina japonesa em 2001, após um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país. A barreira foi removida em 2013 e, agora, com as primeiras plantas de processamento aguardando aprovação para exportar à UE, os produtores japoneses esperam gerar forte demanda no continente.
Destacando a carne em um almoço de comemoração no restaurante Nobu, em Londres, Yoshimi Nakano, da Federação Nacional de Associações Cooperativas de Agricultura (Zen-Noh), disse: “Estou satisfeito que o mercado da UE agora abriu para importações de carne bovina japonesa Wagyu”.
“Em março, abrimos um escritório representativo aqui em Londres, de onde estamos nos preparando para o lançamento em ampla escala das vendas de Zen-Noh Wagyu nos mercados europeus. É nossa meta impulsionar a Zen-Noh Wagyu como uma marca líder na Europa”.
Ele disse também que, no momento, planos definitivos e estratégias para todo o mercado da UE ainda estão em estágios de planejamento. Com plantas esperando certificações pendentes, um programa de exportação de ampla escala ainda precisa ser feito.
“Ainda não temos mercados alvo específicos, temos apenas permissão para exportar. Então, esse é o primeiro evento importante para entender o mercado. Queremos saber como as pessoas reagem, então, decidiremos como vamos lidar com o mercado”.
Fonte: globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.