Projeto está sendo feito pela startup japonesa Interstellar Technologies — Foto: Divulgação
A startup japonesa Interstellar Technologies, em parceria com a produtora de gás industrial Air Water, está testando um protótipo de motor para foguetes feito de biometano líquido oriundo de esterco de vacas.
O experimento apresentou uma chama de 10 a 15 metros saindo horizontalmente do motor espacial, que no futuro, poderia se tornar fonte de energia de satélites, segundo a empresa.
A matéria-prima, fornecida por pecuaristas locais que possuem em suas fazendas equipamentos capazes de processar o esterco em biogás, é coletado pela empresa Air Water e transformado em combustível.
Entre os agricultores participantes está Eiji Mizushima, produtor de cerca de 900 vacas-leiteiras, capazes de gerar mais de 40 toneladas de esterco diariamente. Ele afirma que as vendas de biogás aumentam a sua receita em cerca de um por cento.
O biocombustível também está sendo utilizado em uma fábrica local de lacticínios, para aquecer casas e em caminhões e navios.
Tomohiro Nishikawa, engenheiro da Air Water, relata que a iniciativa, que faz parte de um programa piloto da empresa, pode auxiliar o Japão a garantir energia renovável produzida internamente no país.
A produção de biogás faz parte de uma das medidas a serem tomadas visando mitigar os efeitos da emissão de carbono no planeta. A indústria agrícola brasileira, durante a COP 28, se posiciona como uma das responsáveis por apresentar soluções na Conferência.
Fonte: Globo Rural.