Durante uma audiência pública realizada na última quarta-feira em Tóquio, consumidores japoneses disseram que ainda temem carne bovina dos Estados Unidos.
Durante uma audiência pública realizada na última quarta-feira em Tóquio, consumidores japoneses disseram que ainda temem carne bovina dos Estados Unidos.
Segundo reportagem de Tom Johnston para o site MeatingPlace.com, quase 170 pessoas representando grupos de consumidores e a indústria de carne bovina participaram de uma audiência pública patrocinada pelo Governo sobre a recente auditoria do Japão nas plantas de processamento de carne dos EUA, que não mostrou violações e estimulou o Governo japonês a relaxar as restrições às importações de carne bovina norte-americana.
Apesar destas descobertas do Governo, os consumidores japoneses continuam céticos. Os EUA exportaram mais de 375.000 toneladas de carne bovina ao Japão em 2003 antes de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ter levado ao fechamento de mercados. Em 2004, este volume caiu para 797 toneladas. As exportações de carne bovina ao Japão vêm se recuperando em 2007, para quase 150.000 toneladas, de acordo com dados da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), que projeta que os exportadores dos EUA venderão 225.000 toneladas ao Japão em 2008.
O oficial da Divisão de Saúde Animal do Governo japonês, Takashi Himeda, tentou acalmar a população, dizendo que embora não seja possível garantir que o risco de novas violações ocorrerem é zero, o país tentará reduzir este risco o máximo possível.