Aftosa – passando a crise a limpo
18 de novembro de 2005
IBAMA – TCFA Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, nova arbitrariedade
22 de novembro de 2005

Japorã registra novos casos de aftosa em duas propriedades

Um mês após a confirmação dos primeiros focos de aftosa em Japorã (MS), a doença ainda não está controlada no município. O superintendente federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul, José Antônio Felício, confirmou no sábado que foram registrados casos em mais duas pequenas propriedades. Ele não informou o número de animais doentes.

Até então a doença havia surgido em 16 propriedades rurais em Japorã, segundo dados do Mapa. Felício disse que os casos em mais duas propriedades de Japorã não devem ser identificados como novos focos porque estão localizados em área já atingida pela doença.

Segundo o ministério, Mato Grosso do Sul registrou 22 focos de aftosa desde outubro. Além dos 16 em Japorã, foram quatro no município de Eldorado e dois em Mundo Novo, na divisa com o Paraná. Ainda conforme dados do ministério, os focos envolvem 13.713 bovinos, dos quais 444 ficaram doentes.

De acordo com o Gease (Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidade Emergencial) foram sacrificados 11.753 bovinos em 37 propriedades de Japorã e Eldorado. Conforme Felício, a aftosa foi controlada em Eldorado. O principal problema passou a ser Japorã.

A dificuldade é negociar, segundo Felício, o sacrifício de animais no assentamento Savana, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), onde vivem 212 famílias. Na área foram registrados oito focos da doença.

Fonte: Folha de S.Paulo (por Hudson Corrêa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.