Atacado – 16/02/11
16 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 17/02/11
18 de fevereiro de 2011

Jayme Campos: pecuarista não é bandido ou inimigo da sociedade e do meio ambiente

O senador Jayme Campos defendeu, em discurso no Senado, a qualificação da imagem dos pecuaristas brasileiros, que sofrem propaganda negativa no mercado internacional de carne bovina. "Olhem com mais atenção para o agropecuarista. Ele labuta de sol a sol, doma a terra e produz alimento, gerando riquezas e abastecendo nossas mesas. Jamais ele pode ser confundido com bandido e muito menos como inimigo da sociedade ou do meio ambiente", cobrou. Ele pediu ainda que sejam mostrados no exterior o arrojo e os avanços tecnológicos obtidos pelos criadores brasileiros nos últimos anos.

O senador Jayme Campos defendeu, em discurso no Senado, a qualificação da imagem dos pecuaristas brasileiros, que sofrem propaganda negativa no mercado internacional de carne bovina. “Olhem com mais atenção para o agropecuarista. Ele labuta de sol a sol, doma a terra e produz alimento, gerando riquezas e abastecendo nossas mesas. Jamais ele pode ser confundido com bandido e muito menos como inimigo da sociedade ou do meio ambiente”, cobrou. Ele pediu ainda que sejam mostrados no exterior o arrojo e os avanços tecnológicos obtidos pelos criadores brasileiros nos últimos anos. Jayme lembrou que o Brasil é o maior exportador mundial deste produto. Ele também destacou que anualmente a carne contribui com 4,8 bilhões de dólares na balança comercial brasileira, além de empregar 7,5 milhões de pessoas em toda a cadeia.

“Isto vale dizer que, sustentando os magníficos números apresentados pela economia nacional, existe o homem simples do campo, com sua vocação para a labuta e sua força para extrair do solo riqueza e prosperidade”, disse.

O senador também anunciou em plenário, a realização em Campo Grande de um congresso internacional sobre carne bovina. O tema central do evento, que deverá ocorrer entre os dias 8 e 9 de junho deste ano, será a “Carne de qualidade para todos os povos”.

Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT/MT) associou-se às preocupações de seu colega democrata e defendeu uma maior participação do governo federal na implementação de políticas que reforcem positivamente a imagem do produtor rural brasileiro no cenário internacional. “Temos que separar o joio do trigo porque o pecuarista de fato não é um criminoso”, endossou o pedetista.

As informações são do portal Só Notícias e da Agência Senado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Carmen Fiori disse:

    É impressionante como nós pecuaristas brasileiros que lutamos de forma corajosa para continuarmos neste ramo , ainda temos fama de inimigos da sociedade. É de se cobrar SIM do governo, aliás, o maior culpado, uma mudança de imagem tanto aqui quanto lá fora!!!

  2. Cleziomar A. V. Egidio disse:

    Excelente iniciativa do Senador. Seria interessante todos os congressistas da bancada ruralista utilizarem sempre a tribuna com este objetivo. A imagem do produtor está borrada para com a população mais desligada com as informações do campo.

    Parabéns ao senador Jayme Campos!