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JBS: 70% das sinergias com Bertin já foram absorvidas

Após a aquisição da operação de carnes do Bertin, o JBS projetou sinergias de R$ 485 milhões. Desse total, 70% foram capturados em 2010. Os R$ 150 milhões restantes deverão ser absorvidos em 2011, segundo Jeremiah O´Callaghan diretor de relações com investidores da JBS. Tendo em vista o cenário propício ao consumo de produtos de maior valor agregado no Brasil, Wesley Batista destacou que a empresa já opera com algumas marcas, mas trabalha na entrada da marca Swift Black no país.

Após a aquisição da operação de carnes do Bertin, o JBS projetou sinergias de R$ 485 milhões. Desse total, 70% foram capturados em 2010. Os R$ 150 milhões restantes deverão ser absorvidos em 2011, segundo Jeremiah O´Callaghan diretor de relações com investidores da JBS.

A JBS espera um faturamento de US$ 40 bilhões para esse ano. Desse total, US$ 28 bilhões virão da receita dos Estados Unidos. No ano passado, a empresa registrou um prejuízo líquido consolidado de R$ 264 milhões. As perdas foram causadas pelo pagamento de uma multa aos debenturistas que apoiaram a emissão de debêntures conversíveis em ações nos Estados Unidos – sobretudo, o BNDES. As debêntures foram lançadas para bancar a compra da Pilgrim´s Pride, uma das maiores processadoras de aves dos Estados Unidos – uma aquisição de US$ 2,8 bilhões, anunciada no final de 2009.

O compromisso com o BNDES e demais debenturistas era que, em troca da subscrição das debêntures, a JBS faria a abertura de capital de sua subsidiária americana ainda no ano passado. O plano, porém, não vingou – e a multa paga foi de cerca de US$ 300 milhões. Descontado esse pagamento, o lucro líquido da empresa foi de R$ 280 milhões, segundo a empresa.

A empresa tornou-se a maior processadora de carne bovina do mundo, ao adotar uma agressiva estratégia de aquisições de frigoríficos no Brasil e no exterior. Seguir o mesmo modelo no setor de aves aqui no Brasil, porém, não está nos planos da companhia, mesmo após a aquisição da Pilgrim´s Pride.

“Não é nosso foco”, disse Wesley Batista, presidente da JBS. Nos próximos anos, a empresa estará focada em crescimento orgânico e em expandir o negócio em produtos de maior valor agregado. A empresa não está olhando negócios no Brasil e não tem planos nesse sentido para esse ano, segundo Batista.

Tendo em vista o cenário propício ao consumo de produtos de maior valor agregado no Brasil, Batista destacou que a empresa já opera com algumas marcas, mas trabalha na entrada da marca Swift Black no país.

O produto já circula por aqui em proporção pequena. “Vamos crescer nele, é um nicho de mercado. Não é para grandes volumes”. Nessa produção de carnes premium, a JBS tipifica a carcaça internamente “apesar de aqui não haver um sistema como nos Estados Unidos”, segundo Batista.

A JBS Mercosul aumentou em 100.000 os clientes de distribuição direta em 2010. “Temos expandido de forma significante a distribuição no Brasil. Nós esperamos (em 2011) operar melhor que em 2010”, disse Wesley Batista. A distribuição representou quase 1% na margem Ebitda. “Acreditamos que há espaço para agregar margem no nosso negócio vendendo mais direto e expandindo a distribuição”, disse.

As informações são do Portal Exame, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Evándro d. Sàmtos. disse:

    Parabenizo o senhor Wesley,

    Parece que a proposta esta mudando radicalmente,atente apenas para os sentimentos commoditistas internos,é uma questão de educação,endomarketing ,firme decisão,participação direta dos donos.

    Gente boa para implementar tal proposta,tenho certeza,o JBS tem.

    Para que tal proposta ocorra marketing adequado é fundamental.

    Desejo sorte,se o JBS fizer de fato isto,a mudança no mercado estará estabelecida.

    Saudações,

    EVÁNDRO D. SÀMTOS.

  2. Luiz Sérgio Dias da Silva disse:

    Quer dizer que se a “sinergia” entre Bertin e JBS nao tivesse sido absorvida, o JBS teria realizado um prejuizo total ainda maior, ou seja: 264 + 335 = 500?