Rússia libera cotas de importação e prioriza carne paraguaia à uruguaia
3 de abril de 2012
Mercado futuro do boi gordo – 02-04-2012
3 de abril de 2012

JBS arrenda frigorífico em Coxim, MS

Trata-se do quinto arrendamento do JBS em menos de dois meses, num processo que já ampliou a capacidade diária de abate bovino da empresa no país, antes estimada em 30,7 mil cabeças, em mais de 10%. Em fevereiro, a empresa já havia arrendado quatro frigoríficos do grupo Guaporé Carne, de Mato Grosso, com capacidade de abate total de 3.050 cabeças por dia.

Na semana passada, o JBS acertou junto ao River Alimentos o arrendamento de um frigorífico em Coxim (MS), com capacidade total de abates de 450 cabeças por dia. Procurada, a companhia não comentou a informação.

Trata-se do quinto arrendamento do JBS em menos de dois meses, num processo que já ampliou a capacidade diária de abate bovino da empresa no país, antes estimada em 30,7 mil cabeças, em mais de 10%. Em fevereiro, a empresa já havia arrendado quatro frigoríficos do grupo Guaporé Carne, de Mato Grosso, com capacidade de abate total de 3.050 cabeças por dia. Juntas, as quatro unidades do Guaporé e a unidade de Coxim (MS) acrescentaram 4,5 mil cabeças à capacidade de abate da JBS.

Os novos arrendamentos da companhia continuam sendo bastante criticados pelos pecuaristas. Em fevereiro, a Acrimat, entidade que reúne os pecuaristas de Mato Grosso, protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de esclarecimento sobre o arrendamento de frigoríficos do Guaporé. “Não é irrelevante [para o criador] um grupo aumentar dessa forma sua participação sobre o abate”, disse à época Luciano Vacari, presidente da Acrimat.

E as críticas também aumentam em Rondônia, onde os pecuaristas alegam que a empresa concentra mais de 50% das plantas no Estado.

Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.