Mercado Físico da Vaca – 19/08/09
19 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 20/08/09
21 de agosto de 2009

JBS busca criar plataforma global de distribuição

Na semana passada a JBS S.A. divulgou os resultados do 2º trimestre de 2009. Destacando o aumento no lucro líquido e o crescimento de 29,8% da receita líquida, de R$7,129 bilhões no 2º trimestre de 2008 para R$9,255 bilhões no 2º trimestre de 2009. Durante a Teleconferência com acionistas, o presidente da JBS S.A., Joesley Mendonça Batista, destacou que a empresa continua trabalhando para implementar uma plataforma de distribuição global.

Na semana passada a JBS S.A. divulgou os resultados do 2º trimestre de 2009. No relatório disponibilizado ao mercado a empresa destacou:

• Lucro líquido de R$172,7 milhões no trimestre.

• Crescimento de 29,8% da receita líquida, de R$7,129 bilhões no 2º trimestre de 2008 para R$9,255 bilhões no 2º trimestre de 2009.

• Aumento do EBITDA consolidado de 30,2% no 2º trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior, de R$295,0 milhões para R$384,0 milhões. Se comparado ao 1º trimestre de 2009 o aumento no EBITDA foi de 81,5%.

• Ganho de “market share” de abate da JBS Brasil, passando de 14,9% no 1º trimestre de 2009 para 17,6% no 2º trimestre de 2009.

• Início da implementação da estratégia de criação da maior e mais eficiente plataforma de distribuição direta de carnes e derivados de produtos refrigerados e congelados no mundo.

• Geração de fluxo de caixa operacional de R$311,7 milhões no trimestre.

• Eficiência no gerenciamento da necessidade de capital de giro.

• Expansão da capacidade de abate no Brasil através da agregação de 5 novas unidades.
• Pedido de Registro de IPO (Oferta Pública Inicial) e Programa de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da JBS USA.

Clique na imagem para ampliá-la.

A presidência da JBS ressalta, “entrando no segundo semestre de 2009, vemos que o mundo parece estar saindo da crise iniciada em 2008. Há mais disponibilidade de crédito, e mais importante, o custo deste crédito está caindo. O comércio internacional está se recuperando e o consumo retornando ao normal. A base de produção de JBS construída ao longo dos últimos anos está apta para aproveitar este momento de recuperação. Durante a crise, fortalecemos a liquidez da companhia e agora, nesta fase de recuperação, estamos com fôlego para crescer de uma maneira sustentável ganhando “market share” e cumprindo com nossas promessas de atingir as metas traçadas na época da abertura de capital”.

Durante a Teleconferência com acionistas, o presidente da JBS S.A., Joesley Mendonça Batista, destacou que a empresa continua trabalhando para implementar uma plataforma de distribuição global. “Acreditamos ser essa a estratégia mais eficiente para carnes e derivados de carnes não somente nos países onde produzimos mas também nos muitos países onde nossos produtos são apreciados. Esta distribuição nos levará mais perto de nossos consumidores onde poderemos customizar cada vez mais nosso produto”, completa Batista.

O diretor de relações com investidores, Jeremiah O´Callaghan iniciou a presentações dos números do 2º trimestre fez uma breve explicação da estratégia da empresa, apresentando as fases do desenvolvimento da JBS nos últimos anos e as metas futuras.

Clique na imagem para ampliá-la.

Endividamento

O endividamento consolidado da JBS é composto principalmente por linhas de financiamento de capital de giro e por Notes (Reg. S e 144A) no valor de face total de US$1.275 milhões, com vencimento em 2011, 2014 e 2016, sendo US$275 milhões emitidos a uma taxa de juros anual de 9,375%, pagos trimestralmente, US$700 milhões emitidos através da subsidiária JBS USA a uma taxa de juros anual de 11,625%, pagos semestralmente e US$300 milhões a uma taxa de juros anual de 10,50%, pagos semestralmente.

A Companhia melhorou o perfil da dívida em relação ao 1º trimestre de 2009. A dívida de curto prazo caiu de 47% no 1º trimestre de 2009 para 39% no 2º trimestre de 2009 sobre o endividamento total.

A JBS conseguiu ocupar uma fatia maior de mercado decorrente da paralisação de alguns competidores importantes do setor. O “market share” da JBS Brasil passou de 14,9% no 1º trimestre de 2009 para 17,6% no 2º trimestre de 2009.

A receita líquida aumentou 21,9% sobre o trimestre anterior, indo de R$1.124,4 milhões no 1º trimestre de 2009 para R$1.370,6 milhões no 2º trimestre de 2009. O aumento no EBITDA foi ainda superior, 23,5%, de R$80,5 milhões no 1º trimestre de 2009 para R$99,4 milhões no 2º trimestre de 2009. Essa variação positiva reflete o aumento no volume vendido combinado com preços médios maiores.

Em comparação ao 2º trimestre de 2008, o aumento foi de 19,3% e 52,2% na receita líquida e EBITDA, respectivamente, reflexo de um aumento no volume de vendas de 21,1% e redução de 31,0% do estoque de produtos acabados no período.

A empresa reduziu sua necessidade de capital de giro de 53 dias no 1º trimestre de 2009 para 37 dias no 2º trimestre de 2009, o que corresponde à menor necessidade de capital de giro do setor, visto que a média do setor corresponde a 75 dias.

Clique na imagem para ampliá-la.

Em 29 de junho de 2009, a JBS anunciou o arrendamento de cinco unidades de abate e desossa que vai ampliar a sua capacidade de abate em 5.150 animais/dia. A Companhia arrendou: (i) uma unidade de abate e desossa na cidade de Juara com capacidade para processar 800 animais/dia, (ii) uma unidade de abate e desossa na cidade de Alta Floresta com capacidade para processar 1.600 animais/dia, (iii) uma unidade de abate e desossa na cidade de Colider com capacidade para processar 850 animais/dia (iv) uma unidade de abate e desossa na cidade de Cuiabá com capacidade para processar 800 animais/dia e (v) uma unidade de abate e desossa na cidade de São José dos Quatro Marcos com capacidade para processar 1.100 animais/dia. As duas últimas unidades pertencem ao Grupo Quatro Marcos, que está atualmente em recuperação judicial, cujos arrendamentos foram autorizados judicialmente.

Essa integração eleva a capacidade de abate da Companhia acima de 26.000 animais/dia no Brasil.

Sustentabilidade

Entendendo que sua matéria prima depende do ambiente em que é produzida e preservá-la é fundamental e atenta à sustentabilidade, a JBS lembra que segue dando atenção especial as questões ambientais. Este comportamento vai além do cumprimento das leis vigentes e reflete, além disto, ações espontâneas e pioneiras no setor onde atua.

Em junho de 2009, a JBS assinou um pacto com a maior rede de varejo mundial, o Wal-Mart. Na ocasião, a JBS se comprometeu a produzir e o Wal-Mart se comprometeu a comercializar carne bovina no Brasil de uma maneira sustentável.

Especificamente na área do Bioma Amazônico, as partes trabalharão juntas para garantir que a carne bovina não seja advinda de propriedades que possuam alguma irregularidade particularmente em relação à lista do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) ou de pecuaristas que pratiquem de algum modo trabalho infantil ou análogo ao trabalho escravo.

O pacto também inclui um comprometimento para rastrear, identificar e controlar o rebanho dos fornecedores localizados no bioma de forma que o desmatamento ilegal e a produção de madeira não sejam associados com a criação de gado na região.

A JBS também fechou uma parceria com o Instituto Totum com o objetivo de desenvolver ações voltadas à adoção de práticas de governança corporativa e sustentabilidade empresarial. O Instituto Totum atua no fornecimento de soluções modernas nessa área, bem como em projetos de gestão integrada – qualidade, socioambiental, saúde e segurança ocupacional – selos e certificações setoriais; projetos em mudança do clima, envolvendo desde elaboração de estratégias corporativas em mudança do clima, posicionamento das empresas e projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa, inclusive dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

Nesse sentido o Instituto Totum auxilia também a JBS em seus projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa e geração de créditos de carbono, projetos esses pioneiros no setor em que atua, além de projetos para obtenção de selos e certificações setoriais.

Acompanhe a apresentação transmitida durante a teleconferência:

Confira na íntegra o relatório com os resultados da JBS no 2º trimestre de 2009:

Equipe BeefPoint, com informações da JBS S.A.

0 Comments

  1. Roberto Bittar disse:

    Enquanto a situação dos outros frigorificos é de crise total, os meninos da JBS, estão crescendo, será sinal de inteligência?