CNA cobra suspensão das demarcações de terras indígenas até manifestação definitiva do STF
3 de junho de 2013
Fabiano Vaz: melhor sucedidos serão aqueles que a profissionalização da atividade pecuária é baseada em boas informações
3 de junho de 2013

JBS: confira o primeiro relatório anual de sustentabilidade, ano 2012

Dentro da área de Relações Institucionais da companhia, criamos uma diretoria dedicada exclusivamente a esse tema. A equipe tem feito um importante trabalho com os mais diferentes públicos no sentido de demonstrar o comprometimento do JBS com os aspectos socioambientais e com o bem-estar da comunidade

Pela primeira vez, o JBS publica seu Relatório Anual e de Sustentabilidade atendendo ao nível C de aplicação das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional de referência para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Publicamos aqui um resumo do material.

O relato inclui o desempenho da companhia durante o exercício de 2012. Os indicadores da GRI, apontados ao longo do texto e reunidos no índice remissivo, referem-se às atividades da JBS no Brasil, sendo consolidados os dados internacionais apenas nos resultados operacionais e econômico-financeiros.

Leia mensagem do presidente Wesley Mendonça Batista:

O ano de 2012 foi um período de significativas melhoras para o JBS. Transformamos o prejuízo de R$ 75,7 milhões de 2011 em um lucro líquido ajustado de R$ 1,26 bilhão no ano passado. Mesmo com o crescimento aquém do esperado da economia brasileira, os desafios ainda enfrentados pela Europa, a recuperação em curso da economia nos Estados Unidos e a forte valorização dos preços dos grãos (decorrente de uma das maiores secas já registradas no território americano), apresentamos em 2012 um Ebitda consolidado de R$ 4,4 bilhões, resultado que supera em 40% o desempenho do ano anterior.

Sem dúvida, os resultados financeiros de 2012 foram positivos, mas é importante destacar o desempenho operacional de nossos negócios e também o processo de consolidação realizado pela companhia após anos de crescimento expressivo. Dedicamos o ano passado a fazer ajustes em nossa estrutura e em nossos processos e a bater metas e melhorar indicadores internos. Praticamente todos os indicadores de desempenho apresentaram melhoras significativas em relação aos nossos próprios números, como também em relação ao mercado como um todo.

Ao fim de 2012, quando olhamos para trás, vemos que conseguimos entregar aquilo que foi prometido. Prometemos consolidar nosso crescimento e o fizemos; prometemos aumentar nosso negócio de carne bovina no Brasil e aumentamos; dissemos que reduziríamos o custo de nossa dívida e de nossa alavancagem e reduzimos. Ou seja, ao longo dos últimos anos fomos capazes de crescer, gerenciar uma grande operação e agora estamos em um momento de gerar cada vez mais valor aos nossos acionistas.

Outro ponto que vale a pena ser destacado diz respeito à sustentabilidade. Dentro da área de Relações Institucionais da companhia, criamos uma diretoria dedicada exclusivamente a esse tema. A equipe tem feito um importante trabalho com os mais diferentes públicos no sentido de demonstrar o comprometimento do JBS com os aspectos socioambientais e com o bem-estar da comunidade. Uma grande realização de 2012 foi a publicação de nosso primeiro inventário Global de Emissões de Gases do Efeito Estufa. Já fazíamos esse levantamento no Brasil desde 2009, mas ele foi expandido e, a partir de agora, será considerada a análise global das emissões da companhia. Essa avaliação mais abrangente nos dá uma base sólida para darmos o próximo passo na direção do estabelecimento de estratégias e metas de redução.

Tudo o que conquistamos ao longo de nossa história e no ano passado, bem como tudo o que ainda está por vir, não pode ser atribuído a uma pessoa. O crescimento da companhia e a posição de destaque conquistada no mercado global são resultados de um trabalho conjunto, realizado dia após dia por todo o nosso time. Essa sólida equipe segue os direcionamentos apontados por nosso Conselho de Administração, composto por conselheiros engajados e comprometidos com o sucesso da companhia, juntamente com comitês que oferecem o suporte necessário ao desenvolvimento de nossas estratégias.

Iniciamos o ano de 2013 com uma estrutura sólida e bem posicionada para continuarmos galgando melhores resultados em nosso negócio de forma consistente. Estamos confiantes na recuperação e em um crescimento mais robusto das economias americana e brasileira. Vemos no Brasil um grande potencial de crescimento e ainda boas oportunidades pela frente para o avanço do nosso negócio. O consumo de proteínas pelo mundo segue em alta, e as perspectivas permanecem positivas com um número cada vez maior de pessoas podendo aproveitar o benefício de uma alimentação mais rica.

Para este ano, temos como objetivo aprimorar nossos indicadores financeiros, continuar o processo de melhoria do perfil de nossa dívida e de redução de nossa alavancagem. Queremos aumentar ainda mais a geração de caixa, pagar dividendos, seguir com a profissionalização da companhia e continuar a entregar ao mercado aquilo que o mercado espera de nós: resultados cada vez mais sólidos e consistentes.

Governança corporativa

A estrutura de governança corporativa do JBS é responsável pela definição de estratégias de investimentos, pela tomada de decisões e pelo monitoramento da relação da companhia com os acionistas e demais públicos estratégicos, o que assegura a contínua geração de valor e as condições de desenvolvimento sustentável dos negócios.

Essa estrutura observa os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa recomendados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

De acordo com esses princípios, as ações do JBS estão listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento diferenciado de companhias que, de forma espontânea, se destacam na adoção dos mais elevados padrões de governança corporativa. Nesse âmbito, a companhia está vinculada à arbitragem na Câmara de Arbitragem do Mercado instituída pela BM&FBovespa para a solução de toda e qualquer disputa ou conflito de interesse que possa surgir entre a companhia, acionistas e administradores.

A gestão de riscos socioambientais tem como objetivo identificar possíveis eventos (internos e externos) que afetem as estratégias e os resultados das unidades de negócio, com possibilidade de impactos no capital, na liquidez e na reputação da empresa.

Estratégia e gestão

O JBS assegura o desenvolvimento sustentável dos seus negócios com base e foco em quatro pilares: nas pessoas, na sua estrutura financeira, na constante busca por redução de custos e no gerenciamento de riscos. O objetivo dessa estratégia é manter o crescimento e a posição de liderança da companhia na indústria de alimentos, evoluir no mercado internacional e assegurar a geração de valor aos acionistas.

Marcas

O JBS tem em seu portfólio uma série de marcas líderes nos diversos países em que atua. Além disso, o JBS vem investindo continuamente em programas de diferenciação de suas marcas, a fim de que elas possam refletir cada vez mais sua essência.

Em 2012, um levantamento da revista Supermercado Moderno apontou que a marca Friboi, carro-chefe da companhia no segmento de carne bovina no Brasil, teve participação de 21% da preferência dos supermercados em âmbito nacional.

Esse desempenho representou um crescimento de 2,1 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada no ano anterior, colocando a Friboi como a marca mais relevante do varejo brasileiro e a JBS como a principal fornecedora de carne bovina do país. Os diferenciais da carne Friboi foram reforçados pelo plano de comunicação da companhia, incluindo a divulgação da campanha promocional Miniastros Friboi, entre dezembro de 2011 e março de 2012.

Já a marca Swift foi apontada no ano pela consultoria BrandAnalytics como uma das 50 marcas mais valiosas do Brasil. Pelas análises realizadas, o valor da marca foi estimado em US$ 217 milhões, o que a coloca entre as três marcas de alimentos mais preciosas do país. O levantamento foi realizado entre 220 marcas de suas empresas, exclusivamente brasileiras e de capital aberto, e envolveu entrevistas com mais de 12 mil consumidores em todo o país.

Veja relatório completo:

Leia artigo relacionado aqui, publicado no BeefPoint, dia 16/maio/13: JBS: lucro líquido aumentou 243% no 1T13.

Fonte: JBS, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. laerte canedo ornelas disse:

    Parabéns a equipe que toca o JBS-Friboi, com certeza e conhecimento por trás de todo o sucesso tem um grande homem, sim, que sabe ensinar com simplicidade, cautela e inteligência os seus filhos, portanto, mil vezes parabéns para o seu ZÉ MINEIRO.

    Laerte – Formosa/GO