AJBS fechou ontem (14) mais um frigorífico em Mato Grosso. A unidade que teve as operações encerradas está localizada em Matupá, no norte do Mato Grosso. O fechamento pode ocasionar a demissão de cerca de 200 trabalhadores.
Esse é o segundo frigorífico fechado pela empresa em menos de 15 dias. No início do mês, a JBS já havia comunicado o fechamento de uma planta em Cuiabá. Com o fechamento da unidade, a JBS agora mantém 11 frigoríficos em operação em Mato Grosso.
A JBS disse que um plano de transferência para outras unidades foi oferecido a cerca de 200 funcionários. “Para aqueles que não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento e consequente indenização trabalhista, dentro da legislação vigente”, informou a companhia.
Segundo o advogado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal), Luiz Cuissi, foi acordado com a empresa que os trabalhadores demitidos que não tiverem direito a seguro-desemprego receberão três cestas básicas. O sindicato ainda não tem o número exato de funcionários nessa condição.
Em comunicado, a JBS também associou o fechamento da planta de Matupá à menor oferta de gado, fato que “tem provocado um sistemático aumento da ociosidade na indústria nacional”.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Veja matérias relacionadas:
Frigorífico de Cuiabá suspende abates de bovinos e demite 500 funcionários