Após aquisição da Seara Brasil da Marfrig, a JBS está criando uma nova empresa, denominada JBS Foods. Esta visa abrigar as operações pertencentes à Seara (incluindo todas as suas marcas) e os negócios domésticos de aves e suínos da própria JBS. Com isso, a Seara deixará de existir como empresa e será apenas uma marca.
Segundo o CEO da JBS Foods, Gilberto Tomazoni, a expectativa é que a nova unidade de negócios, que inclui as operações de frango, peru, suíno e margarina, tenha um faturamento anual de R$ 12 bilhões, dos quais 50% devem vir das exportações e 50% do mercado interno. Essa receita deve levar o faturamento total da JBS a R$ 100 bilhões.
Além de Tomazoni, que presidiu a antiga Sadia e tem grande experiência no segmento de aves e suínos e alimentos processados de carnes, a estrutura da JBS Foods terá ainda Marcos Samaha (ex-presidente do Walmart no Brasil) como presidente de mercado interno e James Cleary, que estava na JBS Aves, como presidente de mercado externo.
A JBS Foods terá 37 unidades, sendo 31 oriundas da Seara Brasil. As outras seis são plantas que já eram operadas pela JBS (três próprias e três arrendadas da Doux Frangosul), dentro da JBS Aves.
Segundo Tomazoni, a princípio, a JBS não vê sobreposição nas operações de aves e suínos e industrializados. Ele afirmou que a empresa faz, neste momento, uma análise das operações para identificar possibilidades de ganhos de eficiência e rentabilidade.
De acordo com o executivo, a JBS Aves, criada pela JBS após o arrendamento de unidades da Doux no primeiro semestre do ano passado, vai operar de forma independente até que as sinergias entre suas unidades e as da Seara sejam mapeadas. Tomazoni chegou à JBS em março deste ano, justamente para comandar o negócio de aves e suínos.
Sob o guarda-chuva da JBS Foods ficarão 20 marcas, entre as mais importantes Seara, Rezende, Fiesta, Pena Branca, Frangosul, LeBon e Doriana.
A marca Seara, a principal dentro da unidade de negócios JBS Foods, segue como terceira no mercado das principais linhas de alimentos processados de carnes, atrás de Sadia e Perdigão.
De acordo com o CEO da JBS Foods, o foco da empresa será obter rentabilidade e não participação de mercado. Para o executivo, buscar os dois objetivos ao mesmo tempo é conflitante. Quem busca vender mais volumes, baixa preço. Assim sendo, se for para ganhar (mercado), será pela preferência do consumidor.
Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.