Mercados Futuros – 05/12/07
5 de dezembro de 2007
Lagoa lança terceira edição da campanha “Peça um Curso de IA para o Papai Noel”
7 de dezembro de 2007

JBS Friboi adquire 50% da italiana Inalca

A JBS comunicou seus acionistas e o mercado em geral que celebrou com a Cremonini S.p.A., Itália, um acordo para aquisição de 50% do capital social da Inalca S.p.A., um dos principais produtores de carne bovina da Europa, por um total de 225 milhões de euros, baseado em um "enterprise value" da Inalca de 600 milhões de euros.

A JBS comunicou seus acionistas e o mercado em geral que celebrou com a Cremonini S.p.A., Itália, um acordo para aquisição de 50% do capital social da Inalca S.p.A., um dos principais produtores de carne bovina da Europa, por um total de 225 milhões de euros, baseado em um “enterprise value” da Inalca de 600 milhões de euros.

Segundo informações do grupo JBS, a transação ocorrerá através de um aumento de capital da Inalca.

Um contrato preliminar visa a formação de uma aliança estratégica entre a JBS e a Cremonini que abrangerá toda a divisão de produção de carne bovina e subprodutos de carne bovina da da empresa italiana.

A Cremonini transferirá 100% do capital social da Montana Alimentari S.p.A. para a Inalca, por um total de 70 milhões de euros. A JBS adquirirá 50% do capital social da Inalca pelo valor total de 225 milhões de euros, sendo 46,4% por meio de um aumento de capital totalizando 210,0 milhões de euros e 3,6% por meio da compra direta de ações detidas pela Cremonini por 15 milhões de euros. A Cremonini subscreverá o valor residual do aumento de capital da Inalca por um total de 10 milhões de euros. O aumento de capital total da Inalca será de 220 milhões de euros.

O valor a ser pago pelo total das ações transferidas da Inalca estará sujeito a um reajuste com base na dívida líquida do setor de produção da Cremonini (Inalca e Montana) em 31/12/2007, comparado a uma previsão de 300 milhões de euros.

A assinatura dos acordos finais relacionados à transação está prevista para 21/12/2007, enquanto a transferência de ações e a finalização dos acordos ocorrerão até janeiro de 2008, ambas sujeitas ao contrato final e à obtenção de autorizações das autoridades econômicas e governamentais competentes.

O acordo estabelece a nomeação de um mesmo número de membros para o Conselho de Administração da Inalca por cada companhia. A Cremonini nomeará o diretor-presidente (CEO) e manterá a administração operacional da companhia. A JBS nomeará o presidente do Conselho de Administração e o CFO. A atual administração da companhia será confirmada e mantida.

Há ainda uma opção de venda da participação da Cremonini para a JBS a qualquer momento entre o quarto e décimo ano após a conclusão da operação. Mas ela só pode ser exercida desde que o EBITDA consolidado da Inalca seja de pelo menos 60 milhões de euros.

Para a JBS, a operação representa oportunidade de acesso a novos mercados e clientes, dentre os quais grandes multinacionais no setor de fast food, produtores de alimentos industrializados, grandes cadeias de varejo e empresas de distribuição de alimentos (foodservice). A aliança também oferece à JBS acesso à tecnologia de última geração da Inalca, bem como aos produtos de maior valor agregado comercializados sob a marca Montana.

Para a Cremonini, a transação garante acesso privilegiado às principais fontes mundiais de fornecimento de carne bovina, além de fortalecer o controle global de toda a cadeia de abastecimento.

0 Comments

  1. Ferrucio Fontes Santoro disse:

    Tive o previlégio de visitar o stand da JBS Friboi na feira ANUGA na Alemanha no último mês de outubro e fiquei conhecendo um pouco mais a estrutura deste grupo empresarial que muito vem fazendo pelo desenvolvimento da exportações de carne a nível mundial. Por se tratar de uma multinacional originalmente brasileira, temos que dar os nossos parabéns por mais esta aquisição a nível internacional e nos sentir orgulhosos de viver esta grande alavancagem mundial do nosso país na globalização.

  2. Anderson Milani disse:

    Vamos torcer para que o mercado enxergue com bons olhos e que as ações enfim iniciem a retomada de preço!!!

  3. Maria Ofélia Batista disse:

    Parabéns ao Grupo JBS por mais esta aquisição. Sou representante Comercial da AGROCRIA Nutrição Animal – com matriz em Goiânia e Fábrica em Anápolis … minha atuação maior é Goiás e Mato Grosso … e estou sempre estreitando relacionamentos entre pecuaristas e o FRIBOI de Goiânia … o atendimento, comprometimento e atenção que nos recebem complementa a competência que o mundo conhece. PARABÉNS. Ofélia – AGROCRIA

  4. Maycon Leandro Fonseca disse:

    Ficamos contente em saber que o grupo JBS está investindo cada vez mais no mercado internacional, acho também que o grupo Independência que também e considerado como exemplo, juntamente com o JBS, deveria se expandir mais internacionalmente e nacionalmente, para dar mais oportunidades para os pecuaristas conhecerem sua marca e a forma como trabalham.

  5. Marcelo Ribeiro disse:

    Caros,

    Trabalho na JBS Swift Australia e me sinto cada dia mais orgulhoso em ver diariamente as mudanças administrativas, somos os latinos cada dia mais organizados e agressivos!

    Parabéns!

  6. Antonio Carlos Machado disse:

    As mega-aquisições do JBS, são boas porque é um grupo Brasileiro, mas, por outro lado preocupa porque estão ficando nas mãos de poucos, e o Pecuarista Brasileiro, cada vez com menos poder de compra.
    A monopolização é ruim para todos.

  7. José Manuel de Mesquita disse:

    Pois é, após 7 anos, 2 surtos de aftosa, arrocho contínuo no preço da @, várias versões de SISBOV com seus brincos e bottons, tendo como consequência o abandono da atividade por muitos criadores.

    Em contrapartida, os grandes frigoríficos com confinamentos imensos, comprando empresas estrangeiras (USA e Europa), ganharam muito de quem perdeu muito.

    Sabemos agora qual o destino do lucro que não tivemos. É aguardar para ver de onde sairão os bezerros, que deveriam se transformar em bois, para serem abatidos e comercializados por toda essa estrutura gigantesca, que se espalha pelo novo e velho mundo. Espero realmente que não tenhamos que pagar mais tarde por todo este gigantismo.