Mercados Futuros – 08/05/08
8 de maio de 2008
Indicador Esalq/BM&F – preço do boi gordo a prazo
12 de maio de 2008

JBS-Friboi defende planos de compras nos EUA

O presidente do frigorífico brasileiro JBS SA tentou garantir aos legisladores dos Estados Unidos na quarta-feira que a compra por parte da empresa de duas rivais no país significará mais empregos e mais competição na indústria de carne bovina norte-americana. No entanto, os pecuaristas norte-americanos estão preocupados que a aquisição pela JBS da Smithfield e da National Beef Packing, a quarta e a quinta maiores companhia de carne bovina dos EUA, os deixará com menos poder de barganha quando forem vender seu gado.

O presidente do frigorífico brasileiro JBS SA tentou garantir aos legisladores dos Estados Unidos na quarta-feira que a compra por parte da empresa de duas rivais no país significará mais empregos e mais competição na indústria de carne bovina norte-americana, informou o The Associated Press.

A JBS está buscando a aprovação por parte dos legisladores dos EUA para adquirir a Smithfield Beef Group Inc. e a National Beef Packing Co., com pagamentos totalizando US$ 1,1 bilhão. Se completada, a transação tornaria a JBS a maior processadora de carnes dos EUA e reduziria o número dos principais participantes da indústria de cinco para três.

O diretor executivo da companhia para a América do Norte, Wesley Batista, tentou reverter o ceticismo dos senadores, que acham que as compras poderiam reduzir a competição e levar a aumentos nos preços da carne nos EUA.

“Estamos investindo bilhões do dinheiro de nossa companhia nos EUA, com uma meta de crescimento da indústria, contratação de mais funcionários dos EUA e aumento da demanda por carne bovina dos EUA”, disse Batista aos membros do sub-comitê que lida com questões antitruste e de competição do Senado dos EUA (Senate Judiciary Subcommittee on Antitrust, Competition Policy and Consumer Rights).

No entanto, os pecuaristas norte-americanos estão preocupados que a aquisição pela JBS da Smithfield e da National Beef Packing, a quarta e a quinta maiores companhia de carne bovina dos EUA, os deixará com menos poder de barganha quando forem vender seu gado. Com a compra da Smithfield, a JBS ganhará o controle do maior estabelecimento de engorda dos EUA.

O presidente do sub-comitê, Herb Kohl, pediu que os reguladores do Departamento de Justiça revisem cuidadosamente quais os impactos da compra nos aumentos dos preços dos alimentos. Analistas esperam que o Governo complete essa revisão até o final do ano.

Os comentários estão encerrados.