Segundo notícia da Bloomberg, a JBS S.A. estaria planejando a separação de sua subsidiária americana Pilgrim´s Pride para limitar a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na empresa. A JBS S.A. comunicou em nota que a Companhia não está envolvida em negociações de fusão e/ou aquisição. "Além disso, referente ao artigo publicado pela Bloomberg sob o título em inglês "Brazil´s JBS Considers Spinning Off Pilgrim´s Pride to Limit BNDES Stake" (JBS Brasil considera desmembrar a Pilgrim´s Pride para limitar participação do BNDES), a Companhia informa que a notícia é completamente infundada".
Segundo notícia da Bloomberg, a JBS S.A. estaria planejando a separação de sua subsidiária americana Pilgrim´s Pride para limitar a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na empresa.
De acordo com a agência, a intenção do grupo seria combinar a processadora de frango Pilgrim´s com sua própria operação americana, a JBS USA. Isso faria com que o BNDES tivesse uma participação reduzida na empresa.
Em dezembro, o banco anunciou a compra de US$ 2 bilhões de debêntures emitidas pelo JBS que poderão ser convertidas em ações da companhia se a unidade americana não fizer IPO até o fim deste ano. Isso praticamente dobraria a participação do BNDES na empresa para mais de 30%, o que poderia ser questionado pelos investidores. Em maio, o presidente do grupo JBS, Joesley Batista, admitiu atraso nos planos e descartou o IPO para este ano, o que levaria de forma compulsória à conversão das debêntures em ações.
Entre os analistas, a hipótese da separação da Pilgrim´s é pouco provável. “O BNDES é um parceiro importante do JBS, uma iniciativa dessa seria um tiro no pé”, diz Cauê Pinheiro, da SLW corretora. Segundo a Folha de S.Paulo apurou junto a executivos próximos à companhia, a “blindagem” dos negócios nos EUA seria apenas parcial, e a JBS não estaria interessada em “correr riscos para as futuras operações” nas quais o banco poderia auxiliar.
A JBS S.A. comunicou em nota que a Companhia não está envolvida em negociações de fusão e/ou aquisição. “Além disso, referente ao artigo publicado pela Bloomberg sob o título em inglês “Brazil´s JBS Considers Spinning Off Pilgrim´s Pride to Limit BNDES Stake” (JBS Brasil considera desmembrar a Pilgrim´s Pride para limitar participação do BNDES), a Companhia informa que a notícia é completamente infundada”.
As informações são da JBS S.A. e da Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Será?!
Não me surpreenderia se “eles” tomassem realmente esta atitude, ja conseguiram o mundo e os fundos do BNDES, nada melhor que tira-los da jogada e ficar com o dinheiro investido… abram o olho.
É isso aí. Quem vai pagar a conta somos nós, eles estão criando mais um fato novo, para poder novamente “tirar” dinheiro nosso do “BNDES´. Até quando isso vai continuar acontecendo?
A pergunta é como o BNDES tem que se comportar como acionista dos frigorificos grandes;
Passiva com o perigo real de ser embrulhada em pacotes de engenharia acionario e financeiro, ou
Ativa com representação adequada na direção das empresas?
Infelizmente maracutaias com dinheiro publico são bem conhecidos mas nem sempre são denunciados a raramente tem o tratamento que merece!