Japão retira estado de emergência por causa de aftosa
30 de julho de 2010
Venda de boi na Bolsa ainda tem poucos adeptos
30 de julho de 2010

JBS nega reestruturação nos EUA

Segundo notícia da Bloomberg, a JBS S.A. estaria planejando a separação de sua subsidiária americana Pilgrim´s Pride para limitar a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na empresa. A JBS S.A. comunicou em nota que a Companhia não está envolvida em negociações de fusão e/ou aquisição. "Além disso, referente ao artigo publicado pela Bloomberg sob o título em inglês "Brazil´s JBS Considers Spinning Off Pilgrim´s Pride to Limit BNDES Stake" (JBS Brasil considera desmembrar a Pilgrim´s Pride para limitar participação do BNDES), a Companhia informa que a notícia é completamente infundada".

Segundo notícia da Bloomberg, a JBS S.A. estaria planejando a separação de sua subsidiária americana Pilgrim´s Pride para limitar a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na empresa.

De acordo com a agência, a intenção do grupo seria combinar a processadora de frango Pilgrim´s com sua própria operação americana, a JBS USA. Isso faria com que o BNDES tivesse uma participação reduzida na empresa.

Em dezembro, o banco anunciou a compra de US$ 2 bilhões de debêntures emitidas pelo JBS que poderão ser convertidas em ações da companhia se a unidade americana não fizer IPO até o fim deste ano. Isso praticamente dobraria a participação do BNDES na empresa para mais de 30%, o que poderia ser questionado pelos investidores. Em maio, o presidente do grupo JBS, Joesley Batista, admitiu atraso nos planos e descartou o IPO para este ano, o que levaria de forma compulsória à conversão das debêntures em ações.

Entre os analistas, a hipótese da separação da Pilgrim´s é pouco provável. “O BNDES é um parceiro importante do JBS, uma iniciativa dessa seria um tiro no pé”, diz Cauê Pinheiro, da SLW corretora. Segundo a Folha de S.Paulo apurou junto a executivos próximos à companhia, a “blindagem” dos negócios nos EUA seria apenas parcial, e a JBS não estaria interessada em “correr riscos para as futuras operações” nas quais o banco poderia auxiliar.

A JBS S.A. comunicou em nota que a Companhia não está envolvida em negociações de fusão e/ou aquisição. “Além disso, referente ao artigo publicado pela Bloomberg sob o título em inglês “Brazil´s JBS Considers Spinning Off Pilgrim´s Pride to Limit BNDES Stake” (JBS Brasil considera desmembrar a Pilgrim´s Pride para limitar participação do BNDES), a Companhia informa que a notícia é completamente infundada”.

As informações são da JBS S.A. e da Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Alexandre Rodrigues Gozer disse:

    Será?!

    Não me surpreenderia se “eles” tomassem realmente esta atitude, ja conseguiram o mundo e os fundos do BNDES, nada melhor que tira-los da jogada e ficar com o dinheiro investido… abram o olho.

  2. Aibes Alberto da Silva disse:

    É isso aí. Quem vai pagar a conta somos nós, eles estão criando mais um fato novo, para poder novamente “tirar” dinheiro nosso do “BNDES´. Até quando isso vai continuar acontecendo?

  3. Louis Pascal de Geer disse:

    A pergunta é como o BNDES tem que se comportar como acionista dos frigorificos grandes;

    Passiva com o perigo real de ser embrulhada em pacotes de engenharia acionario e financeiro, ou

    Ativa com representação adequada na direção das empresas?

    Infelizmente maracutaias com dinheiro publico são bem conhecidos mas nem sempre são denunciados a raramente tem o tratamento que merece!