A JBS aceitou pagar US$ 52,5 milhões para encerrar um processo em que era acusada de atuar de maneira indevida para aumentar os preços da carne bovina nos Estados Unidos. A informação foi obtida hoje (2/2) pela agência Reuters, que teve acesso aos documentos.
Segundo acusação feita por compradores diretos, a JBS reduzia os volumes de abate de bovinos no país para, com isso, criar um déficit de oferta que impedia as empresas menores de conseguir acompanhar a escalada de preços. A ação estaria em prática desde 2015, informa a Reuters.
Em comunicado enviado à agência, a JBS disse que não admitiu responsabilidade, mas que fechou o acordo porque ele era de seu interesse. A companhia afirmou ainda que se defenderá das alegações de fixação de preços da carne bovina apresentadas por outras partes.
À Reuters, os advogados dos compradores disseram que o acordo foi uma vitória. Eles citaram um caso similar, de 2020, em que a JBS concordou com o pagamento de US$ 24,5 milhões para encerrar um caso em que era acusada de manipular preços da carne suína.
Fonte: Valor Econômico.