Mercado Físico da Vaca – 19/08/10
19 de agosto de 2010
Mercados Futuros – 20/08/10
23 de agosto de 2010

JBS pode vender participação na Inalca

A JBS divulgou comunicado ontem, na Itália, afirmando que está disposta a receber uma "oferta formal" de seu sócio italiano, o grupo Cremonini, por sua participação de 50% na Inalca JBS. O comunicado é uma resposta à divulgação feita pelo Cremonini de que está "considerando seriamente a hipótese de recomprar" a participação vendida para a JBS em dezembro de 2007, por € 225 milhões. No fim do dia, em outra nota à imprensa, a JBS disse que trabalha com três hipóteses para resolver a disputa com o Cremonini: divisão dos ativos entre os sócios, recompra de sua participação pela Cremonini ou a aquisição dos 50% do sócio italiano.

A JBS divulgou comunicado ontem, na Itália, afirmando que está disposta a receber uma “oferta formal” de seu sócio italiano, o grupo Cremonini, por sua participação de 50% na Inalca JBS. O comunicado é uma resposta à divulgação feita pelo Cremonini de que está “considerando seriamente a hipótese de recomprar” a participação vendida para a JBS em dezembro de 2007, por € 225 milhões.

No fim do dia, em outra nota à imprensa, a JBS disse que trabalha com três hipóteses para resolver a disputa com o Cremonini: divisão dos ativos entre os sócios, recompra de sua participação pela Cremonini ou a aquisição dos 50% do sócio italiano. “As alternativas só poderão ser concretizadas após a avaliação dos danos sofridos pela JBS e do entendimento do valor real da Inalca”, diz a nota.

As duas empresas estão em uma disputa por causa da governança corporativa da Inalca, disse a Cremonini. No mês passado, a JBS entrou com medida cautelar na Justiça italiana contra a Cremonini, exatamente por problemas de governança corporativa. No início deste mês, a reclamação foi parar na Câmara de Comércio Internacional, em Paris (França).

A Cremonini afirma que a JBS violou pactos de não competição e diz que as ações na Justiça da companhia brasileira são uma manobra para não pagar 65 milhões à italiana. O pagamento ocorrerá se o lucro com as operações principais da Inalca superar 90 milhões neste ano.

As informações são do Valor Econômico e da Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.