Ontem, a JBS S.A. organizou, em São Paulo uma reunião com investidores e analistas para divulgar e discutir os resultados da empresa no 3º trimestre de 2009. O BeefPoint participou e transmitiu o encontro, em tempo real, através do Twitter. Veja um breve resumo do que foi discutido.
Ontem, a JBS S.A. organizou, em São Paulo uma reunião com investidores e analistas para divulgar e discutir os resultados da empresa no 3º trimestre de 2009. O BeefPoint participou e transmitiu o encontro, em tempo real, através do Twitter. Leia abaixo um breve resumo do que foi discutido.
Os destaques foram: lucro líquido de R$151,5 milhões no trimestre; crescimento de 7,8% da receita líquida, de R$7,7 bilhões no 3º trimestre de 200 para R$ 8,3 bilhões; geração de fluxo de caixa operacional de R$ 317,8 milhões no trimestre. Segundo os diretores da empresa, “apesar de relevantes ganhos de produtividade nas operações internacionais, o impacto da crise global em importantes mercados consumidores levou a uma contração das margens”.
Principais indicadores
O diretor de relações com investidores, Jeremiah O´Callaghan, apresentou os dados do 3º trimestre, ressaltando que apesar da redução nas margens, a empresa já sente uma recuperação na economia após a crise. Segundo ele, o consumo está crescendo em regiões que não são produtoras de carne, como no leste europeu. “As exportações tendem a aumentar”. Ele destacou que a JBS-Friboi teve fluxo de caixa superior a R$ 300 milhões pelo segundo trimestre consecutivo.
“A receita líquida da JBS caiu 9,5% no trimestre em R$. Em US$ cresceu 0,6%”, comentou O´Callaghan, mostrando que o desempenho foi afetado pela variação cambial.
Um dado interessante, apresentado pelo diretor de relações com investidores, é que a JBS exporta apenas 25% da sua produção, como está presente em muitos países, vende muito internamente em cada um deles.
“EBITDA recuando é reflexo da crise”, comentou Joesley Mendonça Batista, presidente da JBS S.A., que já vê recuperação na economia, “de formar mais intensa no Brasil e menos na Europa”. O 4º trimestre de 2009 deve ser melhor, na avaliação do presidente.
Outro ponto interessante é que a JBS segue reduzindo sua necessidade de capital de giro, de 37 dias no 2º trimestre de 2009 para 33 dias no 3º trimestre. Eles estão conseguindo isso, através de ganhos operacionais, como redução de estoques (giro mais rápido dos produtos) e diminuição do prazo de pagamento.
A JBS-Friboi está desenvolvendo uma plataforma global de venda e distribuição, e foca agora em agregação de valor e construção de marcas, querendo aumentar a venda direta. Hoje a empresa vende 50% de sua produção por distribuidores e quer reduzir essa porcentagem. “Isso vai gerar muita discussão, pois começam a concorrer com seus próprios clientes. Isso também ocorre com pecuaristas, que vêem os confinamentos do JBS como concorrentes” comentou Miguel Cavalcanti, coordenador do BeefPoint, no Twitter.
Batista finalizou a presentação comentando sobre a importância da sustentabilidade e da questão ambiental para a companhia.
Apesar da variação cambial ter piorado a operação da unidade brasileira, as exportações de frango (e outras carnes) dos EUA devem se tornar mais competitivas, com o dólar fraco. Claramente a empresa tem foco multinacional, em alguns momentos fatores externos ajudam a empresa, e atrapalham o Brasil no geral, e vice-versa.
Falando sobre a fusão com o Bertin, Joesley afirmou que espera iniciar 2010 essa operação totalmente concluída. “Isso se fusão for aceita por órgãos regulatórios”.
Um dos participantes perguntou se a fusão com o Bertin não irá aumentar a alavancagem da empresa. Os diretores da empresa comentaram que as duas empresas são extremamente complementares e que projetam redução da alavancagem até o final do ano. Joesley espera aliviar esse problema com a captação de US$ 4,5 bilhões nos EUA, com IPO e oferta privada de ações.
Com a fusão do Bertin, a empresa entra no setor de couro e também ganha maior participação em bovinos no Brasil, já que agora atuam em mais mercados para compra de gado com mais plantas em regiões onde não atuam.
Veja o vídeo com um resumo e comentários da Equipe BeefPoint sobre o que foi apresentado durante a reunião de ontem:
Veja o slides da apresentação dos resultados do 3º trimestre de 2009:
Veja o relatório com os resultados do 3º trimestre de 2009 da JBS S.A., na íntegra:
Equipe BeefPoint
0 Comments
VOCÊS SE LEMBRAM DA ENCOL ?????? POIS É ………..