A JBS propôs hoje uma reorganização societária a partir da qual transferirá ativos responsáveis por cerca 80% de seu faturamento para uma nova empresa, com sede na Irlanda. Batizada de JBS Foods International, a companhia a ser criada deverá ter ações listadas na bolsa de Nova York (NYSE).
A reorganização não contempla todas as operações da empresa. A JBS S.A., que tem ações listadas na BM&FBovespa, continuará existindo, mas com um nome diferente — JBS Brasil — e mais ‘enxuta’, se é que se pode dizer isso de uma empresa que terá um faturamento anual de R$ 30 bilhões.
Na prática, quase todos os ativos que a JBS tem no exterior serão transferidos para a JBS Foods Internacional. A JBS Foods — subsidiária integral que é a dona da marca Seara e engloba as operações de aves, suínos e alimentos processados no Brasil — também será transferida para a JBS Foods International. Na JBS Brasil, só ficarão a operação de bovinos no Brasil, o negócio mundial de couro — que tem unidades de processamento na Vietnã, China e na Europa —, os subprodutos do abate bovino (biodiesel, colágeno, entre outros).
A intenção dos executivos da JBS é que a JBS Foods International se torne a controladora da JBS Brasil. Para isso, os acionistas das empresa listada na bolsa paulistana terão a opção de trocar até 75% da fatia que terão na JBS Brasil por ações da JBS Foods International.
Se todos optarem pela troca, a JBS Foods International controlaria a JBS Brasil com uma fatia de 75%. Os 25% restantes, taxa mínima do ‘free float’ para as empresas que estão no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa, não serão alterados. A proposta da JBS é manter as duas empresas abertas, uma em Nova York e outra no Brasil.
Na reorganização, a JBS Foods International também criará um programa de Brazilian Depositary Receipt (BDRs), recibo de ações de companhias estrangeiras negociadas na bolsa brasileira. Por seu turno, a JBS S.A. — que se tornará a JBS Brasil — já tem American Repositary Receipts (ADR) em Nova York.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.