A planta da JBS em Greeley, no Estado americano do Colorado, foi reaberta hoje para o recebimento de animais, após os funcionários serem submetidos a uma quarentena de 15 dias. Conforme comunicado da JBS USA, as operações de processamento de carne bovina voltarão a funcionar na segunda-feira.
A planta havia suspendido o recebimento de animais no último dia 9 e os seus processos fabris em 15 de abril, após mais de 40 trabalhadores testarem positivo para a covid-19, 14 serem internados e dois morrerem.
Segundo a companhia, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda um período de isolamento de sete dias a partir do momento em que os sintomas da doença surgem, incluindo uma recuperação pós-sintomática de três dias, bem como a espera pela melhora dos sintomas respiratórios. Os funcionários da empresa ficaram em quarentena por 12 a 15 dias.
Mais de 275 novos casos foram registrados no condado de Weld desde o fechamento da fábrica. No condado de Weld, cuja população supera 300 mil, a JBS emprega 6 mil pessoas.
Para aprimorar os esforços da empresa no combate ao coronavírus, os membros da equipe com sintomas agora farão testes gratuitos no local, coordenados pelo Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Condado de Weld (WCDPHE), antes de entrarem nas instalações. E qualquer funcionário com febre ou outros sintomas confirmados da covid-19 será enviado imediatamente para casa.
Durante o fechamento da fábrica, a empresa deu sequência às suas atividades de limpeza profunda no interior do edifício, instalou um novo sistema de ventilação para o refeitório, aprimorou os protocolos de distanciamento social existentes, finalizou a instalação de barreiras físicas nas linhas de produção, fez treinamentos online adicionais para a detecção de sintomas da covid-19 e aumentou a sinalização em vários idiomas para instruir os membros da equipe sobre maneiras de se prevenirem proativamente da contaminação.
“Depois de fechar voluntariamente a planta de carne bovina de Greeley, em um esforço para impedir a disseminação potencial entre nossa força de trabalho e contribuir para a contenção da doença na comunidade local, tomamos medidas proativas para complementar nossos esforços de prevenção contra a covid-19 e continuarmos a fornecer um ambiente de trabalho seguro”, disse Chris Gaddis, líder de recursos humanos da JBS USA.
Funcionários do CDC, WCDPHE e do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) visitaram o frigorífico de Greeley várias vezes durante o seu fechamento para avaliar e estabelecer um plano de reabertura da planta, segundo a JBS.
Fonte: Valor Econômico.