A instituição de caridade do fundador da Amazon, Jeff Bezos, está estabelecendo uma instalação de pesquisa multimilionária na Universidade Estadual da Carolina do Norte para a fabricação de produtos de carne falsa, tanto proteínas de origem vegetal quanto celular.
De acordo com um comunicado da NC State, o Bezos Earth Fund concedeu à universidade US$ 30 milhões ao longo de cinco anos para criar o Bezos Center for Sustainable Protein. O centro se tornará um “centro de biofabricação de proteínas dietéticas que sejam ecologicamente corretas, saudáveis, acessíveis e econômicas”.
Bezos ocupa atualmente o terceiro lugar na lista da Forbes das pessoas mais ricas, com um patrimônio líquido de mais de US$ 196 bilhões.
A NC State também disse que o centro incluirá vários parceiros do setor acadêmico e industrial, bem como chefs e legisladores, para pesquisar, criar e comercializar novas tecnologias para a fabricação de vários produtos proteicos. Ele também fornecerá treinamento para a nova força de trabalho necessária para o processamento avançado de alimentos. O centro também trabalhará com os consumidores para avaliar suas percepções e preferências em relação às proteínas.
“É improvável que as proteínas alternativas substituam as proteínas animais”, disse Bill Aimutis, co-investigador principal do subsídio e codiretor do novo centro, que tem experiência de trabalho com produtores de proteínas sustentáveis e empresas iniciantes. “É difícil criar um produto proteico alternativo que rivalize com o sabor e a textura da carne e que também seja atraente e acessível para os consumidores. Esse centro está mais interessado no crescimento do setor de proteínas sustentáveis como outra opção para os consumidores, em vez de substituir as proteínas animais.”
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.