Péricles Pessoa Salazar: a assinatura do Termo entre ABRAS E MPF não vai dar em nada (Leitor Comenta)
3 de abril de 2013
Restaurante Attimo vai apresentar o “Menu do Açougueiro” utilizando diferentes cortes da raça Wagyu [Fotos]
3 de abril de 2013

José Bento Sterman Ferraz: esse material deveria ser enviado a todos os deputados, senadores e agentes da mídia

José Bento Sterman Ferraz, leitor BeefPoint, comentou sobre a notícia A inviabilidade técnica dos pequenos matadouros. Leia na íntegra:

“Parabéns ao Prof. Pedro Eduardo de Felício pela análise técnica e crítica do problema de inspeção sanitária do abate de animais no Brasil. O país abate entre de 41 e 46 milhões de cabeças de bovinos/ano, mas o MAPA fiscaliza apenas 21, ou seja, menos de 50%. Quem “paga o pato”, de comprar carne que não passou por inspeção sanitária? As camadas mais desassistidas da população. E quem é responsável pela saúde da população? O estado.

Esse material deveria ser enviado a todos os deputados e senadores da república para que analisem os riscos de suas decisões. E deveria ser enviado, também, aos grandes agentes da mídia, para que conheçam melhor a realidade. Os frigoríficos organizados (como o Friboi já fez), a ABIEC e o SIC precisam mostrar à população o outro lado da reportagem apresentada pela Rede Globo. Talvez, até, solicitarem a essa empresa, um “direito de resposta”. Os frigoríficos brasileiros de exportação estão dentre os melhores do mundo e isso precisa ser mostrado.

Finalizando, parabéns ao Dr. Pedro Felício por lembrar do Dr. Cristovam e dos Sistema de inspeção Federal dos anos 70: um homem e uma iniciativa muito além de seu tempo e que nossos políticos (politiqueiros?) não compreendem até hoje”.

3 Comments

  1. Fernando Gebara Cunha disse:

    Dr José Bento, parabéns pelo apropriado comentário e pela transparência das suas palavras. Sem pessoas com o seu conhecimento e a sua lucidez, o nosso sistema produtivo fica totalmente a mercê de governos populistas, como o nosso, que mostram a “realidade” que mais lhe convém. Parabéns e obrigado em nome de todos os brasileiros de bom senso.

  2. Orli Rogerio Cordova de Sousa disse:

    Muito pertinente essa matéria, pois poderiam terem também focado na mídia o que existe de bom na grande maioria do estabelecimentos que abatem e industrializam.
    Se assim o fizessem, estariam dando uma grande contribuição a sociedade, mostrando o que deveriam observar na hora de fazerem suas compras, quer seja de carnes, como de seus derivados..
    Vale lembrar também que, tão importante quanto os cuidados na hora do abate, manipulação da carne e seus derivados,são os cuidados na armazenagem e manipulação nos pontos de vendas, o que infelizmente isto não é observado em muitos casos , comprometendo todo o processo anterior e, colocando em risco a saúde do consumidor.

  3. Felipe Syuffi Flávio de Castro disse:

    Não só um leitor do Beef Point, mas vale citar que é um Professor Doutor da USP de grandíssima importância para o Brasil, um dos mais conceituados na área de genética animal no mundo, meus parabéns pelo comentário pertinente. Ainda precisamos avançar muito na parte de Segurança alimentar, descartando primeiramente esse tipo de “Frigorífico”, se é assim que podemos chamar. É realmente muito contraditório termos Frigoríficos tão avançados, regras e leis tão bem estabelecidas, e termos a chance de sermos reconhecidos por tal ponto crítico.
    Que as autoridades se comprometam o mais rápido possível para contornar a situação, que se refere à saúde nacional.