MT: pecuaristas querem livre comércio de boi com Bolívia
30 de setembro de 2011
Paraguai: US$12 milhões em carne voltam ao país por rejeição chilena
30 de setembro de 2011

Jovelino Mineiro: vírus da aftosa não tem passaporte

De um lado, houve uma ação rápida do Paraguai, como deve ser nessas situações. De outro, a ação de combate tem de ser conjunta entre os países porque "o vírus da aftosa não tem passaporte e desconhece fronteiras".

O surgimento de novo foco de aftosa na América do Sul deixa duas lições, na avaliação de Jovelino Carvalho Mineiro Filho, empresário agrícola e vice-presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

De um lado, houve uma ação rápida do Paraguai, como deve ser nessas situações. De outro, a ação de combate tem de ser conjunta entre os países porque “o vírus da aftosa não tem passaporte e desconhece fronteiras”.

Para Mineiro, o Brasil vem buscando essa integração e “tem agido com responsabilidade, mas o setor tem de ficar atento”. A pecuária avançou muito nos últimos 20 anos e não deve ignorar essas ocorrências porque o prejuízo é grande, diz ele. O pecuarista acha que o setor está mais bem preparado. O aumento do preço da arroba trouxe benefícios financeiros para toda a cadeia: do mercado de bezerro, de reposição, de inseminação ao de touros com boa genética.

Mineiro, que coloca 300 touros em leilão no próximo domingo em Rancharia (SP), diz que o produtor está cada vez mais agregando tecnologia à produção, o que tem provocado “uma revolução na pecuária de corte”. O setor de touros vem crescendo nos últimos dois a- nos e a ABCZ quer criar um sumário único dos animais das raças zebuínas.

Esse é um momento bom para o Brasil, um dos principais produtores e exportadores de commodities. Enquanto Estados Unidos e Europa têm dificuldade para ter uma economia ativa, o Brasil deverá manter bom ritmo na produção de alimentos, um setor que pouco sofre nas crises, diz Mineiro. “Melhor ainda se conseguir agregar valor aos produtos”, diz ele.

Fonte: jornal Folha de SP, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.