O BeefPoint entrevistou Juan Lebron, diretor executivo da ASSOCON para conversar sobre o Interconf 2009, sobre os modelos que podem servir de inspiração e comparação para os confinadores brasileiros e a situação atual da indústria frigorífica brasileira. Confira os destaques da entrevista.
O BeefPoint entrevistou Juan Lebron, diretor executivo da ASSOCON para conversar sobre o Interconf 2009, sobre os modelos que podem servir de inspiração e comparação para os confinadores brasileiros e a situação atual da indústria frigorífica brasileira. Confira os destaques da entrevista.
“O confinamento há pouco tempo ganhou status de atividade com nome e sobrenome. Hoje se fala em mercado de leite, corte e confinamento.”
“Não existia um fórum de debate para o setor de confinamento, foi aí que surgiu o Interconf com a finalidade de debater a atividade.”
“O confinador é um produtor que se interessa em trocar experiências para se manter atualizado.”
“O confinamento pós crise está ligado ao crédito disponível para financiar a atividade. Com a diminuição desse crédito, acredito que deve haver uma diminuição do volume total confinado.”
“Durante a crise a cadeia se adequou às questões envolvidas na produção e se manteve produtiva.”
“A perspectiva é de crescimento.”
“O que tira o sono do pecuarista é o resultado econômico do negócio, a falta de crédito, o problema da indústria frigorífica e em cima disso foi montado o programa do Interconf 2009.”
“Em uma das palestras do Interconf 2009 será apresentado um modelo de confinamento de grande volume de animais mas que só abate esses animais para pequenos frigoríficos.”
“É importante ter no evento um exemplo de um produtor que trabalha de forma peculiar para que sirva de exemplo e possa tirar dúvidas dos demais confinadores.”
“Uma outra palestra mostrará o caso de um ex-proprietário de um grande frigorífico que deixou a indústria para ser confinador.”
“Os palestrantes internacionais serão trazidos para entendermos o que fazemos de melhor aqui no Brasil, o que os demais países fazem de melhor lá fora e o que pode ser melhorado com os exemplos citados.”
“Não poupamos esforços para trazer ao evento pessoas com conteúdo e importantes em seus países.”
“A história da indústria frigorífica é muito antiga e teve muita mudança nos últimos tempos. Uma delas é a indústria frigorífica abrindo capital.”
“O crescimento da indústria é muito bom porém traz preocupações como a alta concentração, em que cada vez menos indústrias estão dominando o mercado.”
“Vimos uma necessidade muito forte, depois da crise, da indústria frigorífica buscando recursos para manter seus negócios”
“A idéia principal do evento foi juntar a cadeia, que está interessada em saber a situação dos frigoríficos, com os próprios frigoríficos esclarecendo todas as dúvidas do setor .
“É o momento de todos os elos da cadeia entenderem quais são as visões estratégicas da indústria frigorífica brasileira.”
“O terceiro dia de evento conta com um Dia de Campo para apresentar os estudos e pesquisas desenvolvidas atualmente.”
Confira também os vídeos desta entrevista:
Vídeo – Parte 1
Vídeo – Parte 2
Vídeo – Parte 3
Para saber mais acesse www.interconf.org.br.