Parabéns à iniciativa do Estado do Paraná. A vacinação é uma importante e valiosa ferramenta para o processo de erradicação da Febre Aftosa, podendo ser suprimida quando existir uma estrutura oficial de vigilância, controle e pronta resposta fortalecida e sustentável e estados e países vizinhos com uma situação sanitária com baixo risco. O fortalecimento da estrutura de Defesa Sanitária Animal do Paraná é perceptível e essa opção é um grande avanço.
O leitor do BeefPoint Júlio César Augusto Pompei, da Organização Panamericana de Saúde – PANAFTOSA, enviou um comentário ao artigo “Stephanes: Brasil estará livre de aftosa ainda em 2010“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Parabéns à iniciativa do Estado do Paraná.
A vacinação é uma importante e valiosa ferramenta para o processo de erradicação da Febre Aftosa, podendo ser suprimida quando existir uma estrutura oficial de vigilância, controle e pronta resposta fortalecida e sustentável e estados e países vizinhos com uma situação sanitária com baixo risco.
O fortalecimento da estrutura de Defesa Sanitária Animal do Paraná é perceptível e essa opção é um grande avanço. Cabe ao setor privado, que custeia as vacinações compulsórias além de outras ações do Programa Estadual, manter esse essencial apoio à sustentabilidade do Programa e da estrutura oficial.
Desejo êxito ao resultado das avaliações do MAPA e a esse novo desafio”.
0 Comments
Essa atitude foi tomada tambem pelo Paraguai, decretando o fim da aftosa.
O resultado foi sentido em todo Paraguai, e prejudicando os Estados de Mato Grosso do Sul., São Paulo e Paraná.
Vão repetir a mesma receita?