Justiça dá 48 horas para JBS regularizar parada térmica na planta de MG

A Vara de Justiça do Trabalho de Iturama, no Estado de Minas Gerais, determinou que a JBS regularize em até 48 horas o cumprimento das paradas térmicas dos trabalhadores do frigorífico de bovinos que a companhia possui no município mineiro. O prazo de 48 horas tem início após a citação da empresa. O não cumprimento implica multa diária de R$ 10 mil.

Apesar de ser em primeira instância, a decisão da Justiça deve ser cumprida independentemente do trânsito em julgado, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), que ajuizou a ação contra a JBS.

De acordo com o MPT-MG, o prolongamento da jornada de trabalho e a não concessão do intervalo para recuperação térmica — os trabalhadores estão expostos a temperaturas que podem chegar 17,9 graus Celsius negativos — são “práticas rotineiras” da JBS de Iturama. A unidade conta com cerca de 200 funcionários.

O juiz Alexandre Chibante também fixou prazo de 100 dias para que a JBS implemente um registro de ponto específico para o controle de paradas térmicas.

Fonte: Valor Econômico, adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

Kátia Abreu espera redução de custo e mais agilidade no registro de genéricos veterinários
25 de maio de 2015
JBS cria primeiro departamento de compliance trabalhista da indústria de alimentos do Brasil
25 de maio de 2015