Na opinião da parlamentar, a empresa estaria praticando “marketing enganoso”, uma vez que centenas de marcas de carne no país também são boas e possuem o Certificado de Inspeção Federal (CIF), documento oficial que assegura a procedência e qualidade do produto.
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) fez em Plenário na última quinta-feira (15/08) duras críticas ao frigorífico JBS pela propaganda da marca Friboi divulgada nos meios de comunicação nas últimas semanas, em que a empresa afirma produzir a “única carne boa e que é garantida no Brasil”.
Na opinião da parlamentar, a empresa estaria praticando “marketing enganoso”, uma vez que centenas de marcas de carne no país também são boas e possuem o certificado do Serviço de Inspeção Federal (SIF), documento oficial que assegura a procedência e qualidade do produto. Para a senadora, a propaganda deprecia o carimbo brasileiro de inspeção e prejudica, inclusive, a imagem do país no mercado internacional, que pode ser contaminada por essa ideia.
Kátia Abreu explicou que a carne bovina brasileira passa por inspeção das autoridades federais e, quando aprovada, recebe um carimbo garantindo sua procedência e qualidade. A inspeção ocorre tanto para carne bovina quanto para ovinos e caprinos, frangos e suínos. Uma vez conquistado o selo, a qualidade daquela carne, assegurou, é igual à de qualquer outra marca que também tenha sido certificada. A senadora disse aplaudir a oportunidade e o enriquecimento de qualquer empresa, mas não aceitar um “capitalismo sujo e destrutivo” no setor.
Segundo a senadora, pode-se dizer que a carne é boa, que tem qualidade, que é produzida em frigoríficos de primeira, mas não diga que é a única que o povo brasileiro pode comer. Disse aos brasileiros de todos os lugares, que tenham confiança na carne brasileira, porque são carnes que estão sendo fiscalizadas, afirmou, considerando que faltou ética à publicidade da Friboi.
Segundo a senadora, que é presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), quase 80% da carne produzida no Brasil é consumida no país. Apenas 20% da carne brasileira é exportada. A propaganda poderia, no entanto, colocar esse mercado interno em alerta, por não estar comprando “carne de qualidade”, principalmente naquelas regiões do interior do país, onde a marca Friboi não é comercializada.
Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) reforçou a crítica à formação de cartel no mercado agropecuário e assegurou que pequenos frigoríficos que hoje atuam no país oferecem produtos de mesma qualidade das grandes empresas.
Notícias relacionadas:
Veja comentários sobre campanha de publicidade da Friboi no twitter
Kátia Abreu preocupada com campanha de marketing do JBS Friboi
Campanhas de publicidade da Friboi viram piada na internet
Charge no jornal de Piracicaba: o mendigo e a carne Friboi
Abrafrigo critica campanha de mídia e marketing do frigorífico JBS
Assista todos os vídeos da campanha “Peça Friboi” do JBS
Fonte: Agência Senado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.