A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, durante reunião com a diretoria da Associação Brasileira de Frigoríficos, manifestou sua preocupação com a campanha de marketing que o JBS Friboi colocou nos meios de comunicação por entender que a referida campanha representa uma ameaça ao equilíbrio do mercado de carne bovina no Brasil ao divulgar que sua marca é a única com atributos de qualidade.
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, durante reunião com a diretoria da Associação Brasileira de Frigoríficos, manifestou sua preocupação com a campanha de marketing que o JBS Friboi colocou nos meios de comunicação por entender que a referida campanha representa uma ameaça ao equilíbrio do mercado de carne bovina no Brasil ao divulgar que sua marca é a única com atributos de qualidade.
O presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar, informou que a Associação estuda medidas legais cabíveis contra esse tipo de publicidade antiética. A Abrafrigo já entrou com uma representação junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo medidas urgentes.
Durante o encontro, a presidente da CNA entregou a Abrafrigo proposta para que a entidade participe de uma campanha de marketing cujo objetivo é divulgar o agronegócio. Kátia Abreu destaca que a marca que vale é a do Sistema de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.
Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
9 Comments
Muito bom o posicionamento da CNA. Devemos nos posicionar contra toda e qualquer propaganda enganosa, que vise a beneficiar determinado grupo em detrimento de todo o segmento.
José Eustáquio Ferreira
Certo ou Errado,
alguém tomou iniciativa de falar pelo menos da carne bovina, para o consumidor final, que é o ultimo a saber. Ninguém nunca falou assim.
Que outros falem também das suas.
O sistema de inspeção diz o que faz, claro que é importante.
A responsabilidade de boa ou ruim é legitima do produtor.
Que se vira como pode.
Se o frigorífico não estragar a carne, ótimo, porque melhorar não é com ele.
Tudo começa dentro da propriedade (fazenda), depois que sai não volta mais.
Att.
Aleri João Panazzolo
Não concordo com isto, afinal todos tem o direito de expressar e fazer o seu proprio mkt.
Concordo com a Senadora, pois se a alimentação da maioria dos bois, em especial aqueles que comem capim, são semelhantes e o Sistema de Inspeção é o mesmo, portanto a carne JBS Friboi não é a “única com atributos de qualidade!
O consumidor NÃO É IDIOTA. EU não sou idiota. “”..a referida campanha representa uma ameaça ao equilíbrio do mercado de carne bovina no Brasil ao divulgar que sua marca é a única com atributos de qualidade.”” Estupidez….
A campanha não diz e não mostra dessa forma. Inclusive mostra o selo de inspeção federal. O que a campanha claramente destaca é: entre pedir uma carne sem procedência ( prática comum do consumidor-fato) e criar um NOVO HÁBITO, perguntar se a referida é Friboi. Não é este o objetivo da propaganda? Destacar-se da mesmisse e dos demais, pela qualidade no processo produtivo? Que a concorrência busque sua campanha e seu garoto propaganda de confiança na linha do Toni Ramos! Há muitos bons, disponíveis. TARCISIO MEIRA, por exemplo!
Espero que o CONAR arquive essa solicitação descabida, por respeito a inteligência dos brasileiros.
Kátia e Salazar ,são profissionais íntegros e de escol, Péricles o conheço desde estudante de Economia, mas cometem grande erro, ao não distinguir o que é uma criação posta por uma Agencia de Publicidade, que detém a conta de um Cliente. Inteligente, com seus resultados de efeito, fidelizando uma determinada marca, é muito importante para todo o setor de Alimentos de Origem Animal. Pesquisas demonstram não haver neste segmento interesse em fidelizar suas marcas. Assim os consumidores compram mais por apelos dos promotores de gondolas, ou adquirem os importados. O caminho não está em se rebelar contra o direito de Fidelizar uma marca.
A força dos duzentos frigoríficos/ABRAFRIG, materializada em entregar a Publicidade a uma Agencia de renome, redundará em benefícios de, Fidelização e financeiros,.
A verdade é que nós da cadeia da carne somos exigidos, do nascimento da rês ao abate, do caminhão boiadeiro a gôndola, para que nossa carne tenha qualidade e principalmente sanidade. Modificamos nosso jeito de mexer com o gado, de transportar e de abater, mas o consumidor não viu isso, não valorizou o esforço.
Nenhuma associação fez questão de demonstrar isso ao consumidor. Se agora uma empresa o faz, temos que reconhecer esse papel. Com toda certeza seria melhor que outros meios fosse utilizados, inclusive pela CNA, mas isso não foi feito. Então, é sempre bom perguntar se a carne é Friboi, mas seria ainda melhor perguntar qual inspeção fora realizada.
Ainda acho que a única saída é uma campanha que não só abranja uma marca, mas todo o setor de carne bovina, informando o consumidor sobre os benefícios da carne bovina, cortes, dicas de como escolher uma peça etc.
A senadora esta muito enganada, a Inspeção Federal ( SIF) funciona, a estadual na maioria dos estados é ruim, os veterinários são submissos aos donos dos frigorificos que são na sua maioria com péssimas instalações e equipamentos obsoletos. A municipal, é vergonhosa em 99% dos municípios, isso quando existe.
A senadora deveria é ficar revoltada com o governo do PT que via BNDS, com empréstimos irrestritos criou esse gigante ( vale a pena salientar a grande capacidade dos irmãos Batista ), fazendo com que a industria frigorifica brasileira se tornasse monopolizada. Existe hoje uma grande quantidade de plantas frigorificas alugadas pelo JBS e fechadas para não gerar concorrência . A carne do JBS é realmente ótima, a política do governo do PT ( BNDS) é péssima…