O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, confirmou ontem na capital mineira que o governo brasileiro deverá realizar uma reunião de trabalho com autoridades russas, em Moscou, para negociar a suspensão de embargos que ainda persistem contra alguns Estados produtores de carne. "Acredito que a maior parte destas barreiras será contornada", afirmou.
Segundo notícia do jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, confirmou ontem na capital mineira que o governo brasileiro deverá realizar uma reunião de trabalho com autoridades russas, em Moscou, para negociar a suspensão de embargos que ainda persistem contra alguns Estados produtores de carne. “Acredito que a maior parte destas barreiras será contornada”, afirmou.
Durante reunião com representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), ontem, Kroetz cobrou a formatação do orçamento destinado à defesa agropecuária já para o próximo ano. E ainda ressaltou que não acredita que os recursos serão contingenciados este ano, o que confirmaria a promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início deste mês.
A respeito das conclusões da última reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o secretário comemorou a definição do conceito “zona de contenção”, que flexibiliza as restrições aos municípios e propriedades que apresentarem focos de aftosa. “Com o conceito de zona de contenção, a área a ser delimitada será de alguns quilômetros em torno daqueles municípios e o restante estaria livre, porque todas as medidas foram adotadas para que não houvesse risco de evasão do vírus”, afirmou.