Indústria de carne bovina dos EUA se beneficiará com crescimento da população hispânica no país
29 de outubro de 2002
Resultado preliminar diz que não há aftosa no Paraguai
31 de outubro de 2002

Laboratório de MS fará exames de aftosa

Mato Grosso do Sul terá o 3º laboratório oficial de exames de febre aftosa do País. Convênio neste sentido foi firmado ontem (29) pela Embrapa Gado de Corte e a Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro), que vão investir R$ 2 milhões em recursos do governo federal e estadual, por parte da Secretaria de Produção, no reequipamento do Laboratório de Referência Animal (LRA) e do Laboratório de Análises Vegetais do Iagro.

Os laboratórios já funcionam dentro da agência e a meta é transformá-los em Laboratório de Diagnóstico Animal (Ladan) e Laboratório de Análises Vegetais (Lave). Com a reformulação, as unidades poderão cobrir 100% a demanda por análises de doenças animais e vegetais, além de microbiologia de alimentos.

“O convênio firmado entre a Embrapa e o Iagro é a primeira mudança para que o Estado atenda em sua totalidade as exigências das barreiras sanitárias e ambientais internacionais. Estamos juntando a capacidade técnica de duas instituições”, frisou o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Gado de Corte, Tenisson Waldow.

De acordo com o gestor do Laboratório de Referência Animal do Iagro (LRA), Gilmar Borges do Amaral, o credenciamento dos laboratórios vai ampliar o volume de exames que já são feitos no MS. Atualmente o órgão realiza exames de raiva, brucelose, anemia infecciosa eqüina, mastite animal, microbiologia de alimentos e físico-química na área de leite e derivados. Com o convênio, o Ladan poderá diagnosticar ainda febre aftosa, IBR, mal da “vaca louca”, botulismo, tuberculose, entre outras.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.