Mato Grosso do Sul terá o 3º laboratório oficial de exames de febre aftosa do País. Convênio neste sentido foi firmado ontem (29) pela Embrapa Gado de Corte e a Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro), que vão investir R$ 2 milhões em recursos do governo federal e estadual, por parte da Secretaria de Produção, no reequipamento do Laboratório de Referência Animal (LRA) e do Laboratório de Análises Vegetais do Iagro.
Os laboratórios já funcionam dentro da agência e a meta é transformá-los em Laboratório de Diagnóstico Animal (Ladan) e Laboratório de Análises Vegetais (Lave). Com a reformulação, as unidades poderão cobrir 100% a demanda por análises de doenças animais e vegetais, além de microbiologia de alimentos.
“O convênio firmado entre a Embrapa e o Iagro é a primeira mudança para que o Estado atenda em sua totalidade as exigências das barreiras sanitárias e ambientais internacionais. Estamos juntando a capacidade técnica de duas instituições”, frisou o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Gado de Corte, Tenisson Waldow.
De acordo com o gestor do Laboratório de Referência Animal do Iagro (LRA), Gilmar Borges do Amaral, o credenciamento dos laboratórios vai ampliar o volume de exames que já são feitos no MS. Atualmente o órgão realiza exames de raiva, brucelose, anemia infecciosa eqüina, mastite animal, microbiologia de alimentos e físico-química na área de leite e derivados. Com o convênio, o Ladan poderá diagnosticar ainda febre aftosa, IBR, mal da “vaca louca”, botulismo, tuberculose, entre outras.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint