Passada a primeira quinzena da campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa em maio, Mato Grosso do Sul já consumiu 5,7 milhões de doses de antiaftosa, o que leva as autoridades sanitárias a anteciparem o sucesso da imunização nos vários estados participantes, conforme números preliminares levantados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).
Maio é o ponto alto da primeira fase da campanha oficial, com vacinação no Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estima que apenas neste mês serão utilizados 110,1 milhões de doses. Desse total, 94 milhões já foram comercializadas pelos laboratórios, ou 85,4% do total, informou o Sindan.
De acordo com a entidade, entre janeiro e 18 de maio, mais de 134 milhões de doses de vacina contra aftosa foram repassadas pela indústria às revendas e os estoques dos laboratórios fabricantes de vacinas continuam elevados, somando 39,1 milhões de doses. “A primeira fase da campanha nacional contra aftosa caminha para ser um grande sucesso, repetindo o resultado do RS, que já encerrou a imunização do seu rebanho. Atualmente, temos um quadro de abastecimento positivo e os estados estão cumprindo bem seu papel, comprando o necessário para proteger os seus rebanhos”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Sindan, Emilio Salani.
Dados do Sindan indicam que durante a primeira quinzena de maio foram comercializadas 37,7 milhões de doses de vacina contra aftosa, sendo 9,7 milhões de doses para Goiás, 3,9 milhões de doses para Minas Gerais, 5,7 milhões para Mato Grosso do Sul, 3,7 milhões para Mato Grosso, 2,8 milhões para o Paraná e 4,9 milhões para São Paulo.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint