SP: Jacarezinho apresenta a seleção da raça Braford
26 de março de 2003
Acordo prevê unificação no combate à aftosa
28 de março de 2003

Laboratórios têm estoque de 55 milhões de vacinas antiaftosa

Os estoques dos laboratórios fabricantes de vacinas contra febre aftosa continuaram elevados durante o mês de março e refletiram a expressiva capacidade de produção de vacinas das indústrias, capazes de superar com folga a demanda de 346,25 milhões de doses previstas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para 2003.

As indústrias iniciaram o ano com estoque de 49 milhões de doses, volume que passou para 58,4 milhões no final de fevereiro. Atualmente, após o encerramento das vendas de vacinas para o Rio Grande do Sul e a comercialização de 12,672 milhões de doses durante o mês de março, os estoques chegam a 55 milhões de doses.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a iniciar a campanha oficial de vacinação contra a doença em 2003 e já encerrou a primeira etapa consumindo cerca de 14 milhões de doses, de acordo com estimativa do Mapa. Entre janeiro e março foram vendidas 8.971.500 doses para o RS, que se somaram às 5,4 milhões/doses já adquiridas pelo estado em dezembro de 2002.

Segundo o consultor do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Sebastião Guedes, a campanha de vacinação no Rio Grande do Sul foi um sucesso devido ao entrosamento entre a Secretaria de Agricultura do Estado e a Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Em março, os laboratórios comercializaram 4,377 milhões para Minas Gerais, 3,707 milhões para Bahia, 1,954 milhão para Rondônia e 603 mil para o Rio de Janeiro. Além da venda de menor expressão para o Espírito Santo, Pernambuco e Alagoas, 378 mil, 300 mil e 272 mil doses, respectivamente.

O ponto alto da primeira fase da campanha oficial de vacinação será em maio, quando haverá imunização no Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O Mapa estimou que naquele mês serão utilizadas 110,1 milhões de doses.

Entre julho e dezembro deverão ser consumidas 175,5 milhões de doses. Se confirmada a previsão, até o final do ano 346,25 milhões de doses de vacina serão utilizadas pelos pecuaristas, atingindo novo recorde.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.