Duas espécies do inseto têm invadido as pastagens: capinzais e militar. O ataque de lagartas neste período chuvoso deixa os pecuaristas de Mato Grosso em alerta. Alguns produtores do estado já estimam prejuízos com a praga que causa redução no volume da pastagem. Mas os estragos podem ser menores se o combate for feito no início da infestação.
Duas espécies do inseto têm invadido as pastagens: capinzais e militar.
O ataque de lagartas neste período chuvoso deixa os pecuaristas de Mato Grosso em alerta. Alguns produtores do estado já estimam prejuízos com a praga que causa redução no volume da pastagem. Mas os estragos podem ser menores se o combate for feito no início da infestação.
Para combater a lagarta, o zootecnista Ordirlei Furtado Lourenço explica que é preciso aplicar inseticidas. Porém, ressalta que a atenção do produtor no desenvolvimento do pasto é fundamental para o combate a praga.”Quanto mais cedo identificar o problema menor será o prejuízo”. As lagartas atacam nos períodos mais frescos do dia, como a noite ou no início da manhã.
Uma fêmea adulta consegue depositar cerca de dois mil ovos. No auge do desenvolvimento, quando atinge o fim da fase de larva, a lagarta chega a destruir, por se alimentar da folha, 140 centímetros quadrados em uma noite. Em Mato Grosso, duas espécies do inseto têm invadido as pastagens com mais freqüência: capinzais e militar.
Na sua região houve ataque de lagarta nas pastagens? Por favor informe, comentando abaixo.
Fonte: G1 MT, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
5 Comments
Sim, região da Fronteira, município de Caceres
Em nossa região, Nova Crixás-GO, no Vale do Araguaia goiano houve um intenso ataque de largatas entre o final de novembro e inicio de dezembro. O estrago foi impressionante. Parecia que estavamos no auge da seca, tipo agosto/setembro. Ela atacou tudo: braquiarias,panicuns, andropogons e humidiculas.
Foi impossivel combate-la a tempo com tratores. Havia mais de 6 aviões na região fazendo pulverizações aereas. O prejuizo foi muito grande e não me lembro de algo parecido, pelo menos nos ultimos 15 anos.
Na região de Rondon Pr ,também tivemosinfestação severa dessa praga.
MONTES CLAROS NORTE DE MINAS INFESTAÇÃO ALTA DOS PANICUNS
Aqui em minha região, irituia-Pa, ves ou outra algum produtor tem sérios prejuizos. Já vi amigos chegarem quase que a falência, É UM VERDADEIRO CAOS quando ela chega. aqui basicamente ela ataca o braquiarão. Muitos chegam a ir em busca de benzedeiros!