A Lagoa, maior central de inseminação artificial de bovinos da América Latina, está levando seu programa de melhoramento genético para os países vizinhos. O Programa Insemina Fácil, serviço que resolve os problemas de mão-de-obra das propriedades pecuárias, chega agora à Bolívia.
A Lagoa enviou um inseminador para a Fazenda San Juan, de Rodrigo Gutierrez, localizada em Santa Cruz de La Sierra, um dos mais importantes centros pecuários da Bolívia. A fazenda tem 20 mil hectares e insemina cinco mil vacas ao ano pelo método tempo fixo, fazendo cruzamento industrial entre as raças Nelore, Red Angus, Senepol e Montana. Gutierrez adquire, desde 2002, touros Montana no Brasil para utilização em seu rebanho.
O gerente de Treinamentos e Serviços da Lagoa, Junior Fernandes, visitou a propriedade e acompanhou o trabalho realizado. “A fazenda fica em uma região com muita chuva, o que dificulta o trabalho. Mas conseguimos resultados altamente satisfatórios. Para se ter uma idéia, houve dias em que foram inseminadas, num único curral, cerca de 500 vacas: média de 30 segundos por animal”, ressalta Fernandes. “Estamos inseminando todas as vacas do rebanho”, afirma Gutierrez.
Com o resultado obtido na Bolívia, a Lagoa já pretende ampliar o Programa Insemina Fácil para outros países sul-americanos. Além de atender cada vez mais propriedades em todo o Brasil, nos próximos meses os inseminadores estarão no Paraguai.
Insemina Fácil
O Programa Insemina Fácil soluciona os problemas de mão-de-obra capacitada em propriedades que desejam utilizar a técnica. A Lagoa mantém uma equipe de inseminadores devidamente qualificada para atender as propriedades em qualquer lugar do Brasil e também nos países vizinhos.
Após planejar a aplicação do programa, a Lagoa envia os inseminadores para as fazendas, com permanência de acordo com o tempo necessário para a introdução da técnica. Os técnicos da Lagoa capacitam a mão-de-obra e realizam a inseminação.