A Central de Inseminação Lagoa da Serra encerra 2001 com volume recorde de vendas. A central está atingindo vendas de 1,45 milhão de doses de sêmen, que superam em 16% o resultado do ano anterior. Segundo a empresa, este crescimento deverá elevar para 25% sua participação no mercado brasileiro de inseminação artificial.
2001 é o quarto ano consecutivo em que a Lagoa da Serra aumenta sua performance em vendas de sêmen. Em 1998, ano da aquisição pela Holland Genetics a Lagoa da Serra comercializou 970 mil doses. Esse volume cresceu para 1,1 milhão em 1999, 1,25 milhão em 2000 e, agora, 1,45 milhão de doses. O crescimento acumulado nesses quatro anos é da ordem de 50%.
Esse consistente aumento de vendas é resultado de alianças e parcerias com universidades, empresas e produtores de carne e leite. Ações como essas têm contribuído para o desenvolvimento de programas de melhoramento genético, tais como Red Beef Connection, Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros (PAINT) e Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), permitindo a melhoria constante de sua bateria de reprodutores. Além disso, o treinamento de mão-de-obra e serviços aos clientes na implantação de programas de inseminação (PEIA), o treinamento e orientação dos representantes comerciais para melhor atendimento das necessidades dos clientes, além de uma equipe de funcionários eficiente e comprometida com os resultados da empresa ajudam a explicar os bons resultados obtidos.
A empresa produziu em 2001 mais de 1 milhão de doses de sêmen na central, em Sertãozinho (SP).
Em 2001, a Lagoa da Serra também passou a acondicionar o sêmen produzido em sua central em palheta fina. Essa embalagem é amplamente utilizada na Europa, Canadá e Nova Zelândia. O novo sistema garante melhor proteção à célula espermática durante a congelação e descongelação, além de contribuir para uma maior capacidade de armazenamento de doses nos botijões.
A Lagoa da Serra é a única empresa de inseminação da América Latina a ostentar a certificação de qualidade ISO 9002, e prepara-se agora para receber o Selo de Qualidade de Fertilidade do Sêmen, após auditoria técnica, realizada por especialistas do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA).
O ano marca, ainda, a criação do Conselho Consultivo da Lagoa da Serra. A partir de agora todas as decisões estratégicas da Lagoa, seja em serviços, investimentos e projetos, serão avaliadas por um colegiado formado pela direção da empresa e seus conselheiros – uma equipe formada por produtores de leite e carne do primeiro time da pecuária nacional. “Não podemos ter a pretensão de sermos infalíveis e tomar, sozinhos, decisões que terão reflexos diretos nos resultados econômicos dos negócios de nossos clientes”, ressalta Guus Laeven, diretor-presidente da Lagoa da Serra.
“As alianças e parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade, que assegurem, de fato, a satisfação de nossos clientes são, em resumo, os nossos grandes objetivos e, certamente, muito contribuíram para os bons resultados alcançados em 2001. E, mais importante: essas medidas aliadas a modernas estratégias de relacionamento com o mercado ajudarão a consolidar nossa liderança no mercado brasileiro de genética animal” arremata Maurício Lima, gerente de marketing da Lagoa da Serra.
Fonte: Lagoa da Serra