Um novo teste para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, foi anunciado pela empresa canadense Vacci-Test Corporation, que anunciou que criou um teste simples que pode ser feito em bovinos vivos para detectar doenças cerebrais, como a EEB.
Um simples exame de sangue avalia a imunidade e a presença de doenças infecciosas no animal e os resultados saem em menos de 30 minutos. O presidente e diretor executivo da Vacci-Test Corporation, Bill Hogan, disse que uma “uma simples gota de sangue identificará a presença das proteínas que identificam infecções cerebrais, incluindo a EEB”.
De acordo com o co-inventor do teste, Jacques Mayet, o teste Vacci-Test BD apresentou resultados precisos quando foi aplicado em sangues de animais infectados e não infectados.
O Vacci-Test BD está aguardando o término do processo de validação. Os resultados dos últimos dois anos de testes foram registrados pela Agência Francesa de Segurança Alimentar (AFSSA), da Comissão Européia de Alimentos (EFSA) em Bruxelas e pela Agência de Laboratórios Veterinários (VLA), de Weybridge, Inglaterra.
A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA), o Health Canada e o Governo de Alberta também receberam os resultados atualizados dos testes. Os resultados finais precisam ser transferidos ao EFSA e à CFIA e essas agências seguirão os protocolos com o objetivo de confirmar os resultados internos laboratoriais para validação. Então, o Vacci-Test BD será adicionado ao EFSA em Bruxelas na lista dos testes aprovados. Depois que for aprovado, poderá ser usado no mercado. A empresa espera que isso aconteça ainda neste ano.
“As implicações para a indústria de animais domésticos são abrangentes. Logo, os produtores serão capazes de certificar que seus bovinos estão livres de infecções cerebrais como a EEB. Nós acreditamos que o Vacci-Test BD fornecerá a garantia requerida para permitir que os bovinos sejam exportados para qualquer lugar”, disse Hogan. O custo estimado do teste é de US$ 20 por animal.
É possível que com esse teste, a importação de animais oriundos de países com casos recentes de EEB seja facilitada. Produtores brasileiros têm hoje animais puros nos EUA e Canadá, que não podem traze-los ao Brasil.
Fonte: BrownfieldNetwork.com, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Fantástico, um simples exame de sangue avalia a imunidade e a presença de doenças infecciosas no animal e o resultado saem em 30 minutos.
Uma simples gota de sangue identificará a presença das proteínas que identificam infecções cerebrais. Com este exame os criadores serão capazes de certificar que seus bovinos estão livres de infecções cerebrais.