Lançado novo teste de EEB feito com os animais vivos

Um novo teste para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, foi anunciado pela empresa canadense Vacci-Test Corporation, que anunciou que criou um teste simples que pode ser feito em bovinos vivos para detectar doenças cerebrais, como a EEB.

Um simples exame de sangue avalia a imunidade e a presença de doenças infecciosas no animal e os resultados saem em menos de 30 minutos. O presidente e diretor executivo da Vacci-Test Corporation, Bill Hogan, disse que uma “uma simples gota de sangue identificará a presença das proteínas que identificam infecções cerebrais, incluindo a EEB”.

De acordo com o co-inventor do teste, Jacques Mayet, o teste Vacci-Test BD apresentou resultados precisos quando foi aplicado em sangues de animais infectados e não infectados.

O Vacci-Test BD está aguardando o término do processo de validação. Os resultados dos últimos dois anos de testes foram registrados pela Agência Francesa de Segurança Alimentar (AFSSA), da Comissão Européia de Alimentos (EFSA) em Bruxelas e pela Agência de Laboratórios Veterinários (VLA), de Weybridge, Inglaterra.

A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA), o Health Canada e o Governo de Alberta também receberam os resultados atualizados dos testes. Os resultados finais precisam ser transferidos ao EFSA e à CFIA e essas agências seguirão os protocolos com o objetivo de confirmar os resultados internos laboratoriais para validação. Então, o Vacci-Test BD será adicionado ao EFSA em Bruxelas na lista dos testes aprovados. Depois que for aprovado, poderá ser usado no mercado. A empresa espera que isso aconteça ainda neste ano.

“As implicações para a indústria de animais domésticos são abrangentes. Logo, os produtores serão capazes de certificar que seus bovinos estão livres de infecções cerebrais como a EEB. Nós acreditamos que o Vacci-Test BD fornecerá a garantia requerida para permitir que os bovinos sejam exportados para qualquer lugar”, disse Hogan. O custo estimado do teste é de US$ 20 por animal.

É possível que com esse teste, a importação de animais oriundos de países com casos recentes de EEB seja facilitada. Produtores brasileiros têm hoje animais puros nos EUA e Canadá, que não podem traze-los ao Brasil.

Fonte: BrownfieldNetwork.com, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Sebastião Cardoso Anchieta Filho disse:

    Fantástico, um simples exame de sangue avalia a imunidade e a presença de doenças infecciosas no animal e o resultado saem em 30 minutos.

    Uma simples gota de sangue identificará a presença das proteínas que identificam infecções cerebrais. Com este exame os criadores serão capazes de certificar que seus bovinos estão livres de infecções cerebrais.

Efeitos da marinação na qualidade da carne
27 de junho de 2005
Treinamento online sobre confinamento apresenta conteúdo técnico a 120 alunos
29 de junho de 2005