Este Programa contém 6 das palestras que foram apresentadas durante o Congresso Internacional da Carne foi promovido pelo Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC). Trata-se de excepcional oportunidade para conhecer, atualizar e discutir aspectos ligados ao mercado da carne, desde os relacionados à saúde dos animais destinados ao abate, passando por ecologia, meio ambiente, bem-estar dos rebanhos, tendências de consumo e exigências do homem moderno.
O Congresso Internacional da Carne promovido pelo Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), em parceria com a Abiec, CNA, ABCZ, ABNP, e Apibecs. O evento ocorreu em abril de 2007, em São Paulo, e teve como tema “Carne para todos. Carne para o Mundo.”
Este Programa contém 6 das palestras que foram apresentadas durante o evento. Trata-se de excepcional oportunidade para conhecer, atualizar e discutir aspectos ligados ao mercado da carne, desde os relacionados à saúde dos animais destinados ao abate, passando por ecologia, meio ambiente, bem-estar dos rebanhos, tendências de consumo e exigências do homem moderno.
Além do conteúdo de excelente qualidade, este Programa de Palestras oferece um ótimo desconto sobre o valor das palestras individuais.
Clique aqui para ver o trailer e saber mais sobre as palestras deste Programa.
– O bem estar animal e os futuros desafios da indústria, Nils Beaumond é membro do Interbev, organização francesa que representa, difunde e defende os interesses comuns de diversos setores da pecuária de corte no país.
A maneira como os animais são entendidos e tratados tem mudado no mundo. A pressão da sociedade e indústrias pelo melhor tratamento dos animais fornecedores de carne leva à mudança de manejo no setor. Cria-se uma barreira técnica ao consumo de carne, com consequente melhoria do bem estar animal.
– O avanço da infra-estrutura da indústria da carne no Brasil e os programas de incentivo à produtividade para pecuaristas, Miguel Graziano Russo é pecuarista, empresário e diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – ABIEC.
A cadeia produtiva de carne no Brasil teve notada evolução nas últimas décadas. O país ocupa hoje o 1º lugar nas exportações mundiais de carne e as perspectivas são favoráveis. Aumento do rebanho, da demanda mundial por carne, da infra-estrutura exportadora e da qualidade do produto são alguns dos pontos que sustentam este crescimento.
– Negociações comerciais – o setor de carne, Pedro Camargo Neto é presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).
As negociações comerciais são ferramentas necessárias para regulamentar o comércio entre países, minimizando riscos, surpresas e tornando as ações mais transparentes. Entretanto, há uma grande diversidade de interesses entre países, o que dificulta as negociações de acordos comuns.
– O posicionamento do Uruguai no comércio mundial de carnes, Luis Alfredo Fratti é presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), órgão do governo responsável por reunir e divulgar informações, estatísticas, notícias, análises sobre o mercado de carnes do país.
O Uruguai é um importante produtor de carnes e tem desenvolvido sua produção de forma orientada para a qualidade ao invés de quantidade. Obteve um grande crescimento de suas exportações nos últimos 5 anos, consolidando-se como referência em determinados setores da carne ovina e bovina na América do Sul. Luis Alfredo Fratti mostra o atual panorama da produção no país, as características, avanços e entraves.
– Sistema de premiação e classificação de carcaças dos EUA: benefiícios e desafios, James G. Butler é diretor geral adjunto do Instituto Interamericano para Cooperação na Agricultura – IICA.
O mercado consumidor dos países desenvolvidos é cada vez mais exigente. A classificação e tipificação da carne auxiliam no processo de satisfação da demanda, além de garantir a qualidade e agregar valor ao produto, ao longo de sua cadeia produtiva.
– Uma visão européia das tendências de carne da América do Sul, Richard Brown, diretor do Gira World Meat Facts e membro da Organização Permanente Internacional da Carne (Opic).
Maior mercado consumidor de carne do mundo, a União Européia volta seus olhos ao Brasil e a outros grandes exportadores de carne do continente sul-americano. Consumidores com altas exigências e alto poder aquisitivo demandam a evolução da cadeia produtiva de carne de seus fornecedores.
– Brasil: alimentos X agroenergia, Linneu Carlos Costa Lima é Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O crescimento econômico mundial e o aumento na demanda de energia gerado por ele esbarram em problemas sociais e ambientais, cada vez abordados com mais preocupação e seriedade. Nesse contexto, a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis para a geração de energia tem sido uma alternativa cada vez mais adotada.