Há cinco meses, o pecuarista Paulo Sérgio Scatolin, de Rio Claro (SP), resolveu introduzir uma nova raça em seu rebanho. Ele queria um animal que conferisse precocidade no ganho de peso e no abate. Por isso, adquiriu três vacas da raça Brahman. Na noite da última terça-feira, o condomínio formado pelo Scatolin e os criadores Celso Lopes e João Leopoldo Neto arrematou o lote mais valioso no 1o Leilão Brahman Embryo Plus. O embrião foi comprado por R$ 51,8 mil, de um total de R$ 735 mil para 36 lotes.
A raça chegou no Brasil há dez anos e já tem um plantel de 14 mil animais. Atualmente é a quinta maior em número de venda de sêmen de gado de corte, com 149,2 mil doses negociadas em 2003.
“Há grande perspectiva de crescimento para a raça”, diz Scatolin, que pretende cruzar os animais com nelore. João Leopoldo Neto diz que o lote mais caro despertou interesse porque os vendedores garantiram que entregariam pelo menos três fêmeas do reprodutor a ser escolhido. “A raça vai conferir melhor genética ao nosso plantel”, diz o comprador.
Valdomiro Poliselli Júnior, da Brahman VPJ, um das organizadoras do leilão, destacou a qualidade dos animais como resultado da boa demanda do remate. Criador há seis anos, diz que, em média, o bezerro fruto do cruzamento de brahman com angus ou nelore consegue peso até 20% superior em relação aos animais de raça pura.
Há seis meses a fazenda lançou no mercado de São Paulo a marca VPJ Beef. O produto diferenciado é 30% mais valorizado no varejo. Atualmente são abatidos 500 animais por mês, mas a meta é dobrar o abate até 2006.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint