A Agropecuária CFM, maior fornecedora de touros Nelore e Montana do País, selecionou 100 reprodutores Nelore da reserva do seu programa de seleção com índices genéticos superiores a 8 pontos, para o Leilão Influência e Reserva CFM, programado para o dia 20 de maio de 2006, no Recinto de Leilões Anísio Haddad (Rodovia BR 153, km 71), em São José do Rio Preto/SP. Também serão ofertados lotes especiais de 500 bezerros (Nelore e 1/2 Montana), filhos de touros da CFM, e 100 novilhas Nelore prenhas, de 30 meses de idade.
Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM, ressalta o Leilão Influência e Reserva CFM é um dos remates mais esperados pelos pecuaristas. “A oferta é especial. Comercializamos somente os touros que foram reservados para uso na estação das novilhas e 14 meses. São touros de alto índice CFM e com o crivo dos técnicos da CFM para uso no seu próprio rebanho. Essas características levam pecuaristas de diversas regiões a São José do Rio Preto para a compra dessa reserva genética”, afirma Teixeira, ressaltando que o evento confirma o compromisso da empresa de não fazer reserva de sua genética.
Os bezerros e novilhas à venda são opções excelentes para complementar o rebanho e também para a produção de carne de qualidade. Todos são filhos de reprodutores e matrizes do rebanho CFM avaliados e classificados no programa de seleção da empresa. Os bezerros filhos de touros Montana são ideais para quem quer engordar animais que ganham muito, com carcaça padronizada e que atende as exigências do mercado. Os bezerros Nelore expressam a qualidade genética da CFM, isto é, ganho de peso a pasto e muita musculosidade.
Na CFM, todos os animais são avaliados com base nas DEPs (Diferença Esperado na Progênie), valores que identificam o patrimônio genético de cada animal. A empresa realiza medições para ganho de peso ao nascer, ganho de peso ao sobreano, precocidade, fertilidade e musculatura, entre outras. Somente são comercializados os 30% dos melhores animais nascidos a cada safra, limite imposto para a emissão CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), concedido pelo Mapa. Os animais que não alcançam essa classificação são descartados do plantel.
Fonte: Agropecuária CFM