O leilão de primavera, da Bar 5 Stock Farms, no dia 3 de abril, no recinto de leilões da própria fazenda Bar 5, em Markdale, Ontário, Canadá, vai ofertar 60 lotes de fêmeas e machos de animais da raça simental de novas linhagens do simental de origem sul-africana, a de maior procura atualmente pelos criadores brasileiros.
A genética da Bar 5 está presente no rebanho de simental do Brasil há mais de duas décadas e a empresa é também a responsável pela introdução do simental de linhagens sul-africanas através da venda de touros, matrizes e sêmen através dos criatórios da Agro Zurita, Casa Branca Agropastoril e Simental Alambary. Reprodutores criados pela Bar 5 e vendidos para esses criatórios são destaques na seleção do “novo” simental brasileiro, como Bar 5 Kalgery, Bar 5 Pionner, Bar 5 Vurslaag, Bar 5 Haped e Bar 5 Optimal. Outro grande número de matrizes também importadas da Bar 5 fazem sucesso nas pistas e na produção por aqui.
A grande variedade de linhagens sul-africanas da Bar 5 vem da fazenda que Ron e Carla Nolan, proprietários da empresa, possuem na África do Sul, onde eles mantém as principais vacas daquele país que são coletadas e seus embriões enviados para o Canadá.
Além de simental de linhagens sul-africanas e mochas, a Bar 5 seleciona red angus e touros mestiços simental/red angus. Neste seu remate de primavera a empresa vai ofertar também touros e novilhas red angus e ½ sangue simental/ red angus de alta performance.
Por problemas sanitários o Brasil não pode importar animais vivos do Canadá. Mas Greg Nolan diz que os compradores poderão deixar os reprodutores e matrizes adquiridas em coleta de sêmen e embriões em sua propriedade, como já acontece com a Agro Zurita e a Casa Branca Agropastoril.