A busca por valor na cadeia da carne
25 de junho de 2004
Vendi o boi gordo e comprei o bezerro: quanto sobrou?
29 de junho de 2004

Leilão virtual vende touros provados Pardo-Suíço Corte

Acontece no próximo dia 5 de julho, segunda-feira, o 1oo Leilão Virtual Pardo-Suíço Corte MS – Braunvieh. Promovido por Helio Coelho & Filhos, o evento levará a remate 70 touros PO, todos prontos para servir e com avaliação genética da USP de Pirassununga, SP.

Os reprodutores serão apresentados com DEP’s (Diferenças Esperadas na Progênie). São animais capazes de garantir heterose (choque de sangue) no cruzamento com o zebu e que carregam genética aditiva, melhorando o desempenho do rebanho. Cobrem muito bem a campo, apresentam precocidade sexual, com o início da vida reprodutiva já aos 12 meses.

“Dizemos que um touro está sexualmente maduro quando o Perímetro Escrotal varia de 28 a 32 cm. Com o Pardo-Suíço Corte isso acontece aos 350 dias de vida, muito antes, portanto dos demais reprodutores europeus”, explicou Argeu Silveira, médico-veterinário e superintendente técnico do Núcleo Brasileiro da Raça, ao se referir ao trabalho publicado pelo Clay Center, órgão de pesquisa dos Estados Unidos, semelhante à Embrapa no Brasil.

Antes de optar pelo Pardo-Suíço Corte, também conhecido como Braunvieh Original, Helio Coelho havia testado, sem sucesso, reprodutores de outras raças européias no trabalho a campo. “Nenhuma é tão tolerante ao calor como o Suíço Corte”, descreve Helio Coelho, que adquiriu os primeiros exemplares de Braunvieh em 1988.

O êxito no cruzamento com o Nelore foi tão grande, que em 89, a empresa começou a criar animais puros. A base do plantel foi feita a partir de produtos importados. Em 1999, por exemplo, foram trazidos do México alguns dos melhores animais Braunvieh, com dupla adptidão: carne e leite. A seleção também conta com a genética norte-americana e canadense, através da importação de sêmen de grandes reprodutores.

Os produtos ofertados no leilão carregam toda essa qualidade, combinando o melhor da seleção mexicana, canadense e norte-americana. São fruto de inseminação artificial e de transferência de embriões e foram selecionados com rigor.

“Usando as DEP’s do Grupo de Melhoramento Animal da USP de Pirassununga foram eliminados os animais negativos, bem como todas as fêmeas paridas que não emprenharam numa estação de monta de 90 dias. O resultado dessa pressão é que hoje temos um rebanho grande de 300 fêmeas de muito boa qualidade e criado em terra de cerrado”, comenta Helio Coelho.

O Brauvieh é uma raça sexualmente precoce, de crescimento e terminação rápidos. No entanto, para suportar essas qualidades precisa de boa nutrição e sanidade.

O Pardo-Suíço Corte de Helio Coelho & Filhos é selecionado com rigor, observando critérios ligados a peso, fertilidade e habilidade materna. A empresa foi a primeira a incentivar a criação do sumário da raça no Brasil. Hoje na quinta edição, o trabalho reúne animais de 40 criadores, com 116 touros publicados. “Só avaliamos touros com mais de 20 filhos nascidos, uma maneira de aumentar a acurácia dos dados de cada reprodutor. Nesta edição, temos 15.000 mil observações de parto”, explica Argeu Silveira.

Fonte: Assessoria de Imprensa Helio Coelho & Filhos, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.