Reposição Macho Nelore – 28/08/07
28 de agosto de 2007
RS: deve buscar o fim da vacinação, segundo Abiec
30 de agosto de 2007

Leitor comenta sobre o marketing da carne bovina

O editorial, "Uma iniciativa de promoção da carne bovina brasileira", de autoria de Miguel da Rocha Cavalcanti, trata da necessidade de mais ações marketing da carne brasileira que fisem informar e divulgar a qualidade da carne produzida no país. Nesse cenário, a carne bovina precisa muito de um trabalho de promoção de seus produtos e muitos indivíduos e empresas têm interesse em ajudar, podendo fazê-lo de diversas formas. O leitor do BeefPoint, Clemente da Silva comentou o artigo e ressaltou alguns pontos que considera que precisam ser melhorados para que o setor se desenvolva e cresça cada vez mais.

O editorial, Uma iniciativa de promoção da carne bovina brasileira, de autoria de Miguel da Rocha Cavalcanti, trata da necessidade de mais ações marketing da carne brasileira que fisem informar e divulgar a qualidade da carne produzida no país. Nesse cenário, a carne bovina precisa muito de um trabalho de promoção de seus produtos e muitos indivíduos e empresas têm interesse em ajudar, podendo fazê-lo de diversas formas.

O BeefPoint e SIC – Serviço de Informação da Carne, criaram uma campanha diferente de divulgação da carne bovina. Cada integrante da campanha se torna um divulgador de informações verdadeiras e embasadas cientificamente sobre carne bovina. Essa iniciativa pode ser um excelente primeiro passo para a criação de um programa nacional de marketing da carne bovina, que em outros países têm trazido mais lucro para todos os elos da cadeia produtiva.

O leitor do BeefPoint, Clemente da Silva comentou o artigo e ressaltou alguns pontos que considera que precisam ser melhorados para que o setor se desenvolva e cresça cada vez mais.

A meu modo de ver, toda campanha de marketing da carne nesse momento deve ser voltada para os mercados externos, já que o interno não tem condições de absorver nem 30% da produção potencial de nossa pecuária.

Primeiro, porque apesar de o brasileiro ser um carnívoro por excelência, ainda não está muito exigente em termos de qualidade, já que isso não se aprende num passe de mágica e além do mais, a grana anda curta.

Segundo, onde vamos colocar essa carne de bois de segunda? Ou melhor, bois de três, quatro e até cinco anos que se abatem todos os dias? Você acha que seria nos mercados da Comunidade Européia, Japão, E.U.A., etc?

Uma coisa é certa e que ninguém tenha dúvida. O Brasil tem condições de multiplicar por dez, em pouquíssimo tempo, sua capacidade de produzir bois de corte com qualidade de fechar a boca de qualquer europeu, ou japonês, americano e de qualquer outro mercado do mundo que tenha dinheiro para pagar por qualidade. Desde que comece no campo a racionalizar tempo e espaço.

E digo mais, poderemos diminuir a área utilizada hoje em pastagens, para uns 60% do atual, sem muito esforço, através da produtividade com qualidade. Só que para isso, toda a cadeia terá que sair dessa lenga lenga e por a mão na massa. Isso deverá começar por definir que tipo de carcaça deveremos produzir para atender com qualidade internacional, com garantias sanitárias reais, não apenas nas guias de exportação, etc.

Os frigoríficos por sua vez, terão que se adequar a sistemas de assistência e orientação ao produtor no sentido de aprimorar sua maneira de criar bezerros e também no sentido de escolher as melhores raças para cruzamento, conforme a região e sistema de manejo das propriedades. E pagar também por qualidade.

Metas cumpridas, teremos que estar preparados ainda para enfrentar mais ataques de Ingleses, Irlandeses e outros gringos desesperados pelo mundo a fora, mas daí estaremos escudados“, comenta Clemente.

Para ler a carta na integra, acesse.

0 Comments

  1. Leonardo Galvão Netto disse:

    Em 20/01/2004 fiz um artigo neste site sobre o marketing da carne, e o que mais me incomodou foi que nunca o SIC nos procurou para debater o assunto naquela época. Então pergunto: Qual o verdadeiro papel do SIC?

    Já que até hoje ele não promoveu nenhuma campanha de peso nacional, divulgada em revistas e televisão a respeito do assunto.

  2. Eliel Renovato de Lima disse:

    Excelente o artigo; todavia, pergunto: será que já houve alguma tentativa de colocar no mercado brasileiro carne de boa qualidade?

    Muitas vezes compramos carne argentina, ante a falta de carne de boa qualidade em oferta no mercado brasileiro, isto sem sabermos se essa carne também é de boa qualidade, visto que, via de regra, só a encontramos congelada, em especial, no Nordeste Brasileiro.

    Para não dizer que nunca comprei uma carne boa, comprei uma única vez no Macro, em Natal/RN, carne de excelente qualidade, entremeada com gordura, de sabor magnífico, proporcionando em maravilhoso churrasco.

    A próposito, a carne era originária de Mato Grosso, ou Mato do Grosso do Sul, salvo engano.