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Leonardo Alencar: carne bovina não é um produto de luxo, pois temos grande potencial de aumentar produção com melhoria da produtividade

Não concordo com esse view de carne bovina como um produto de luxo. Sem dúvida por ter um ciclo maior, necessitar de mais área, mais insumos, etc., o risco não é nulo, mas nossos níveis de produtividade são ainda muito baixos e, portanto, ainda podemos aumentar muito nossa produção.

Leonardo Alencar, da Minerva Foods, comentou sobre a matéria Com terra mais disputada, carne bovina será mais cara no Brasil. Leia o comentário na íntegra:

Não concordo com esse view de carne bovina como um produto de luxo. Sem dúvida por ter um ciclo maior, necessitar de mais área, mais insumos, etc., o risco não é nulo, mas nossos níveis de produtividade são ainda muito baixos e, portanto, ainda podemos aumentar muito nossa produção.

Se a média do Brasil é de pouco mais de 1 cab./ha, temos um gap enorme até as propriedades de produtividade mais alta, com 2, 3 até 5-6 cab./ha. Esse aumento de produtividade permitiria aumento de produção mesmo perdendo área para a agricultura.

Mesmo na cria, onde há um limite na produção de bezerros por fêmea, é possível aumentar a produção melhorando os índices de natalidade.

Além disso, quando falamos em consumo de carne bovina sempre pensamos em cortes de traseiro e alguns poucos de dianteiro. Entretanto, o consumidor brasileiro está aprendendo e desenvolvendo novos padrões de consumo.

No tradicional churrasco, além da picanha agora entram outros cortes menos tradicionais. No consumo do dia-a-dia, o melhor aproveitamento do dianteiro cria oportunidades também.

Ainda que a elasticidade para cortes de dianteiro seja baixa, para cortes de traseiro é média-alta (>0,6), indicando que o aumento da renda da população é positivo para o consumo de carne bovina.

Leia a matéria original aqui Com terra mais disputada, carne bovina será mais cara no Brasil.

1 Comment

  1. Paulo Cesar Bastos disse:

    O mapa dessa nova estrada da boiada começará a ser desenhado por uma melhoria contínua da renda média do povo brasileiro. Aí está o caminho para sempre avançar.

    Vale a pena ler de novo, Mercado interno, inovar para avançar, aqui no BeefPoint, acessando o link:

    http://sites.beefpoint.com.br/mypoint/mercado-interno-inovar-para-avancar/