Investir em pesquisa é investir contra a fome
27 de janeiro de 2003
Exportação de carne obtém recorde
29 de janeiro de 2003

Limousin é destaque da pecuária mundial

Em 2002, a Raça Limousin conseguiu grandes resultados, organizou e participou de importantes eventos agropecuários, tanto no cenário nacional como no internacional. Entre as atividades de destaque da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin em 2002, podemos ressaltar a presença no Congresso Internacional do Limousin, realizado do dia 2 a 9 de julho, na cidade de Calgary, no Canadá.

A ABCL participou ativamente do Congresso Internacional com a apresentação de um painel com os resultados do estudo intitulado “Influência de fatores intrínsecos e extrínsecos no desenvolvimento e rendimento de carcaças de animais Zebu e cruzados Limousin x Zebu e na formação de atributos de qualidade de carne bovina”. O estudo foi apresentado pelo médico veterinário Marcos Franke Pinto, professor doutor da Unesp de Araçatuba, que conduziu a pesquisa por mais de 18 meses, numa parceria com a ABCL, Unesp Araçatuba, Agropecuária Maragogipe, Frigorífico Bertin e Navimix. Durante o Congresso do Canadá, os criadores Wilson Brochmann e Luiz Meneghel Neto e o Sr. Marcelo Vezozzo foram homenageados pelo Ministério da Agricultura da França e receberam a comenda “Mérito Agrícola”, em reconhecimento aos relevantes trabalhos desenvolvidos junto à raça no Brasil, pelo pioneirismo e pela busca contínua da melhor qualidade.

“Apesar das dificuldades que a economia nacional atravessou em 2002, tivemos um ano bastante proveitoso e com muitas realizações para a nossa Raça”, afirma o presidente da ABCL, Wilson Brochmann.

Abates técnicos realizados em vários estados brasileiros comprovaram no ano passado mais uma vez a liderança do Limousin no rendimento de carne. No Camaru 2002, em Uberlândia, a Raça recebeu o título de grande campeã, nas categorias macho e fêmea, do 1o Novilho Precoce – realizado pelo Núcleo de Produtores de Novilho Precoce de Minas Gerais. Segundo resultados oficiais divulgados pelo Núcleo de MG, o Limousin demonstrou novamente sua eficiência de produtividade e apresentou um alto rendimento de carcaça.

Um bom exemplo da expansão da raça foi a criação da Associação Baiana dos Criadores de Limousin. Além de integrar ainda mais os criadores da região Nordeste com os representantes do Limousin, a Associação Baiana e as demais entidades regionais da Raça (São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) aumentaram também a interação e a troca de informações com a ABCL.

A Raça Limousin participou em 2002, das principais feiras agropecuárias do país: Exposição de Londrina, Agrishow, Feicorte, Expointer (Esteio), entre outros importantes eventos do setor. A ABCL promoveu e organizou 13 exposições, entre as quais, se destacaram a 9a Exposição Nacional da Raça – realizada em Uberlândia/MG – e a 1 Expo Show Diamante – promovida em Londrina/PR, no Parque Gov. Ney Braga.

Aproveitando as boas expectativas que se projetam para o setor pecuário em 2003, os criadores da Raça Limousin esperam dar continuidade ao trabalho de melhoramento e de divulgação da carne brasileira no mercado nacional, bem como, no âmbito internacional.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Limousin

Os comentários estão encerrados.