Análise Semanal – 04/05/2005
4 de maio de 2005
28 frigoríficos brasileiros têm vendas suspensas aos EUA
6 de maio de 2005

Limousin faz balanço da Expo Londrina

Entre os dias 07 e 09 de abril, foi realizado o julgamento da raça Limousin obedecendo à programação da 45a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

O trabalho de julgamento foi conduzido pelo criador e membro da Associação de Criadores de Limousin da Argentina, Dr. Oscar Luchessi. “Há tempos não julgava uma pista tão bonita e qualificada, os criadores não pouparam esforços para trazer aqui seus melhores exemplares”, afirmou Oscar Luchessi.

A Associação Brasileira de Limousin realizou dois leilões durante a Expo Londrina 2005. O primeiro evento, ocorrido dia 07 de abril, às 20 horas, foi o tradicional Leilão Mega Cruza Limousin, em sua 7ª edição, realizado no recinto Abdelkarin Janene, que obteve liquidez absoluta, com 100% dos lotes comercializados.

Sérgio Mendes, sócio proprietário da RBL Leilões, que realizou os trabalhos do Leilão Mega Cruza Limousin, comentou empolgado: “Tivemos uma grande lição este ano. Foi um evento expressivo, com a procura forte pelo Limousin, a mesma busca que aconteceu no ano anterior. Os pecuaristas que adquiriram os animais este ano, sempre solicitam este tipo de produto. Durante nossos leilões de corte, que organizamos periodicamente, os produtos de cruzamento Limousin sempre apresentam valor maior que o gado azebuado, e mesmo com preços mais elevados, nossos clientes ficam satisfeitos, pois dizem que os cruzados Limousin agregam vantagens que justificam o investimento”.

No dia 9 de abril, à tarde, a Associação Brasileira de Limousin promoveu o 11º Leilão Limousin Carcaça Show, um dos mais tradicionais da Expo Londrina. Somente fêmeas foram oferecidas neste leilão, na maioria bezerras e novilhas, com média de R$ 5.064,00.

Presente no Limousin Carcaça Show, Constantino Ajimasto Júnior, Presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce fez uma explanação sobre o momento da pecuária atual, e disse que os pecuaristas precisam melhorar a matéria prima a ser oferecida ao consumidor final. “Temos que produzir um novilho mais precoce, que atenda às exigências do mercado, tanto do produtor, como dos frigoríficos, com uma carne de qualidade e sanitariamente controlada”, disse Júnior. E completou, “A Raça Limousin está no caminho certo; seus produtos de cruzamento são eficientes. O Limousin é realmente uma Raça de resultados, desde o começo até o fim da cadeia produtiva de carne”.

Além do julgamento, mostra de animais cruzados, avaliações técnicas e exposições de carcaças de cruzamento, leilões, confraternizações e degustação de carnes Limousin, a Associação Brasileira de Limousin promoveu também palestras dinâmicas diariamente, durante todo o período do 1º. Turno da feira – de 04 à 10 de abril.

“A presença de estudantes universitários, pecuaristas e profissionais da área, que acompanharam as palestras, foi de extrema importância, já que os técnicos da associação puderam demonstrar o valor da raça Limousin de forma precisa e transparente” enfatizou Euclides Júnior, técnico da ABL.

Os criadores da raça aprovaram a idéia. “São atividades técnicas como estas que devemos realizar em todos nossos eventos. É muito gratificante ver tantas pessoas interessadas em nossa raça, o que nos leva a ter certeza no caminho que estamos trilhando”, afirma Johann Nick, criador da Raça Limousin.

“Esta é mais uma das muitas atividades que a ABL vem implementando para fomentar o Limousin no Brasil, e este procedimento claro e objetivo é um dos carros chefes para dar credibilidade total nos eventos da associação na atualidade”, finaliza Carlos Manhani, Presidente do Conselho de Administração da ABL.

O tradicional abate técnico da Raça Limousin durante a Expo Limousin Carcaça Show, em Londrina, novamente foi um sucesso em 2005.

Este ano o abate se apresentou inovado. Foram abatidos seis (06) animais, os quais foram destinadas duas (02) carcaças às câmaras frias da Associação Brasileira de Limousin, ficando em mostra para o público.

Uma outra foi trabalhada em sala de desossa e alcançou resultados surpreendentes. E sua carne foi degustada diariamente pelos visitantes da Exposição de Londrina, alcançando a aceitação de sabor e maciez almejados por aqueles que visitaram a Sede Social do Limousin.

“Procuramos mostrar a qualidade da carne Limousin aos visitantes, e foi com satisfação que obtivemos os resultados. Elogios não faltaram, independentemente do corte servido. Nossa carne demonstrou que atende na plenitude toda expectativa de qualidade que almeja o consumidor”, afirmou Euclides Júnior, Superintendente Técnico Adjunto e Médico Veterinário da Associação Brasileira de Limousin.

Fonte: Assessoria de imprensa da ABL

Os comentários estão encerrados.