No dia 16 de junho, no frigorífico Margen – com sede em Paranavaí/PR – a Estância 3M, de propriedade do criador Serafim Meneghel, promoveu o abate técnico de um lote de 510 animais castrados: 323 machos 1/2 sangue (Limousin x Nelore) e 187 machos da Raça Nelore. Os resultados obtidos com o cruzamento industrial foram bastante expressivos e comprovaram o potencial da Raça Limousin para este segmento da pecuária brasileira.
O lote dos animais de cruzamento industrial apresentou um rendimento de carcaça de 55,2% e a média de peso dos animais foi de 18,9 @. Os machos da Raça Nelore alcançaram rendimento de carcaça de 54,1% e a média de peso dos animais foi de 17,7 @. “Desde o momento em que embarcamos os animais, já imaginávamos que o ganho de produtividade seria superior para o cruzamento industrial”, comentou o criador Serafim Meneghel. Ambos os lotes foram classificados como carne tipo exportação e a cobertura de gordura ficou entre 5 e 8mm.
“Além da cobertura de gordura excelente, os animais apresentaram uma ampla musculatura e uma qualidade de carcaça de dar inveja a qualquer um”, relatou Milton Andrade, supervisor industrial do Frigorífico Margen.
Os animais abatidos tinham idade média entre 24 e 30 meses. Foram criados a pasto no Mato Grosso do Sul, e terminados em regime de confinamento pelo período de 120 dias, na Agro 3M – em Cambará/PR. “Os animais eram de qualidade indiscutível. E quando falamos em cruzamento industrial, acreditamos que produtos como estes representam muito bem aquilo que queremos comprar e vender”, afirmou Pedro Luiz Trivelloni, gerente do setor de compras de bovinos do Frigorífico Margen.
Fonte: ABCL