O criador João Natal Cerqueira, proprietário da Fazenda Bebedouro em Sete Lagoas (BA), investe na raça Guzerá e compra vários exemplares da linhagem Xarqueada – uma das mais antigas e premiadas na raça Guzerá.
Os animais já têm destino certo: a central de sêmen e embriões Caiado Fraga, em Pinheiros (ES). Lá ficarão em coleta 10 vacas guzerá xarqueada para transferência de embriões e um reprodutor. Trata-se do Alamo da Xarqueada, um touro de dupla aptidão e o único da linhagem xarqueada em coleta numa central.
Bastante pesado, característica predominante na linhagem Xarqueda, o reprodutor foi encontrado por Amarilio Caiado Fraga em uma de suas visitas à fazenda Xarqueada, que indicou ao João Natal Cerqueira – um tradicional criador de Simental que começa a investir no Guzerá com a compra destes exemplares da linhagem xarqueada.
Mercado de Guzerá – Cada vez mais a raça guzerá ganha novos criadores. Segundo Amarilio Caiado Fraga, a grande procura é devido ao intenso trabalho de cruzamento industrial de raças européias com o Nelore, sendo o Guzerá uma alternativa tanto para as fêmeas cruzadas como para as fêmeas aneloradas (guzonel) – produzindo animais mais pesados, com boa produção leiteira e habilidade materna.
Prova deste crescimento está no mercado. No relatório da ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), a raça registrou 41% de crescimento em 2002, com cerca de 144.797 doses vendidas. No Leilão Caiado Fraga 2003, há 18 anos realizado no Espírito Santo, a média de preço da raça cresceu 94%, comparado ao resultado no ano anterior. Para se ter idéia, as 20 fêmeas PO da raça foram negociadas por R$ 7.815,00, em média.
Informações sobre a central Caiado Fraga Genética podem ser obtidas através do formulário abaixo. Por favor especifique o que deseja saber.
Fonte: Assessoria de imprensa da Caiado Fraga Genética