Implicações da interação genótipo x ambiente
17 de dezembro de 2004
Bahia ganha 15 unidades de fiscalização agropecuária
21 de dezembro de 2004

Lula conclama presidentes sul-americanos a erradicar a aftosa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou os governos dos países da América do Sul a erradicar a febre aftosa da região. O apelo foi feito na sexta-feira, a pedido do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, durante a abertura da Cúpula do Mercosul, em Ouro Preto (MG). A eliminação da doença é essencial para a ampliação dos mercados para as carnes, especialmente a bovina, produzidas na América do Sul.

Em seu pronunciamento, o presidente enfatizou que a erradicação da aftosa é de interesse econômico e social de todos os países da região. “A febre aftosa, que afeta parte dos rebanhos bovinos do continente, impede o acesso da nossa carne a mercados importantes do mundo”, disse. “Por isso, conclamo todos os presidentes para, juntos, empreendermos uma guerra total contra a doença, até eliminá-la”.

Lula lembrou que a carne do rebanho bovino sul-americano, que já é livre do mal da “vaca louca”, pode ampliar significativamente sua participação nos mercados das economias desenvolvidas. “Quando erradicarmos a aftosa, teremos mais mercados, gerando mais empregos e renda em nossos países”.

Em reunião no início do mês, em Brasília, o Comitê Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa (Cohefa) aprovou um plano para eliminar a doença na América do Sul até 2009. A campanha começará em 2005 e terá como prioridade as regiões Amazônica, Andina e Cone Sul. A Cohefa contará com US$ 48,3 milhões para executar as ações de combate à doença.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.