Carrefour premia melhores pecuaristas do Programa Garantia de Origem
1 de abril de 2013
EUA: atributos de qualidade ajudam pecuaristas a ajustar sua seleção genética, por NBQA
1 de abril de 2013

Maciez de alguns cortes de carne bovina melhora nos EUA

De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Animal Science, a carne bovina dos Estados Unidos tem mostrado melhor qualidade do que tinha há 10 anos. Na Pesquisa Nacional de Maciez da Carne Bovina, os pesquisadores coletaram informações sobre maciez, sabor e suculência dos cortes de carne bovina vendidos nos Estados Unidos. Os dados foram, então, comparados com pesquisas feitas em 1991, 2000 e 2007.

De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Animal Science, a carne bovina dos Estados Unidos tem mostrado melhor qualidade do que tinha há 10 anos. Na Pesquisa Nacional de Maciez da Carne Bovina, os pesquisadores coletaram informações sobre maciez, sabor e suculência dos cortes de carne bovina vendidos nos Estados Unidos. Os dados foram, então, comparados com pesquisas feitas em 1991, 2000 e 2007.

Eles descobriram que houve uma particular melhora na maciez dos steaks top blade, que têm um tecido conjuntivo duro que precisa ser removido antes do cozimento. Os cortes de Prime rib-eyes comprados em restaurantes tiveram as melhores classificações de maciez e suculência, enquanto steaks de rib-eye não classificados tiveram as menores pontuações para maciez.

No geral, os escores de maciez foram similares àqueles registrados em 2007, sugerindo que a maciez de carne bovina foi alcançada. Outras descobertas incluíram o fato de que cortes mais caros de carne bovina, como rib eye steaks com osso e strip loin steaks sem osso tiveram menor procura. Os pesquisadores sugeriram que isso poderia ser resultado da menor demanda devido à recessão econômica.

Também houve um aumento nos cortes de carne bovina com marca à venda no varejo, os consumidores preferem produtos com marca, pois implica em raça de gado, manejo e técnicas de criação consistentes.

De acordo com os pesquisadores, os consumidores tiveram um papel importante na maciez da carne bovina, com cortes inadequados para certos métodos de preparo, como para grelhar, devido à falta de gordura e marmoreio. Eles recomendaram que estudos futuros similares também analisem quais métodos de preparo da carne maximizam a maciez em diferentes cortes de carne bovina.

A reportagem é do Globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.