Síntese Agropecuária BM&F – 13/02/03
13 de fevereiro de 2003
Rebanho rastreado soma apenas 0,7% do total
17 de fevereiro de 2003

Maior criador de Brahman do mundo agora no Brasil

No final do ano passado, a Fazenda Flamboyant (Avaré, SP) importou oito novilhas Brahman do melhor e maior criador da raça no mundo, a JD Hudgins, Inc. (Texas, EUA). A aquisição marcou o início do Projeto Brahman Brasil (BRBR) – anunciado oficialmente no Brasil nessa quinta-feira (13/02), em São Paulo (SP) – uma iniciativa pioneira que vai disponibilizar no País, em escala comercial, animais da genética Hudgins, referência do Brahman, já presente com extremo sucesso nas regiões mais importantes em pecuária no planeta.

O Projeto BRBR foi idealizado pelo pecuarista Dalton Pastore com apoio de José Pereira. Pastore é proprietário da Fazenda Flamboyant e comanda o projeto com os filhos Pedro e Tiago. Ele atua há dois anos na pecuária de corte, após longa trajetória na produção de leite; José Pereira faz parte de uma família que cria Brahman há mais de 50 anos. A iniciativa conta com o suporte técnico do geneticista André Dayan, proprietário da Vitrogen, maior empresa de Fertilização In Vitro (FIV) do mundo, responsável pelo processo de coleta das fêmeas e sua implantação nas receptoras. A primeira parte do projeto envolve investimentos que ultrapassam US$ 500 mil.

As oito novilhas já importadas para o Projeto BRBR foram escolhidas pelo geneticista André Dayan a partir de um grupo de animais selecionados com extremo rigor por Leslie “Bubba” Hudgins nos rebanhos da família Hudgins, em Hungerford (Texas, EUA). “Bubba” é o mais respeitado selecionador de Brahman da família Hudgins, com tradição de três gerações na criação de gado Brahman. Para escolher as fêmeas a ser importadas para o Brasil, Dayan considerou principalmente a fertilidade. “São todas novilhas de fertilidade excepcional”, ressalta o pecuarista Dalton Pastore. “A experiência da Vitrogen mostra que uma fêmea de alta fertilidade proporciona em média 12 folículos. As novilhas trazidas da JD Hudgins têm média de 30 folículos por coleta”, informa André Dayan.

Nova importação de novilhas Brahman da JD Hudgins está programada. Segundo Dalton Pastore, entre 12 e 15 fêmeas e três touros deverão chegar ao Brasil até abril. Estes animais também foram selecionados pelo próprio “Bubba” nos lotes de cabeceira da Hudgins e fazem parte de geração mais recente que as anteriores. A fertilidade também é o atributo principal desses animais.

Fonte: Assessoria de imprensa da BRBR

Os comentários estão encerrados.