Governo apresenta proposta para fim da greve
15 de março de 2004
Frigorífico Mercosul suspende exportação
17 de março de 2004

Maior oferta no mercado interno pode baixar preço

Tanto os fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto os frigoríficos vislumbram um outro desdobramento da paralisação: a desova de produtos que seriam vendidos ao mercado externo e que, por falta de certificação, podem ser remanejados para o abastecimento do mercado local.

Para o fiscal do Mapa em Mato Grosso, Joaquim Botaro, a oferta de carnes, por exemplo, “poderá ser benéfica aos consumidores”. Para o diretor do Frigorífico Quatro Marcos, Tupã Magalhães, a situação não é tão simples assim porque o que estava contratado para atender o consumo de outros países está com rotulagem específica, não podendo ser redirecionada ao mercado local. “Existem normas a este respeito”, frisou.

Ele destacou ainda que deverá haver bom senso para que a “inesperada oferta” não desestabilize os preços do mercado e comprometa a rentabilidade do pecuarista. Em média a arroba do boi, para pagamento à vista em Mato Grosso, está em R$ 49,50.

No Frigorífico Frigoalta todo o produto que não depender de certificação federal (SIF) será remanejado ao consumo interno.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.